Cerca de 300 aposentados do fundo de pensão Aerus protestaram nesta quarta-feira em Porto Alegre contra a falta de pagamento integral dos benefícios, conforme decisão da Justiça. O grupo reuniu-se no início da tarde no parque Moinhos de Vento e depois realizaram caminhada até a sede da Advocacia Geral da União (AGU) na capital gaúcha.
No local, quatro integrantes entregaram um documento questionando a AGU sobre o motivo para o não pagamento até agora e pedindo o cumprimento imediato da decisão. O grupo permaneceu no local por volta de uma hora e utilizou um carro de som para alertar para o problema da categoria.
Em 13 de julho, a Justiça determinou que a União garanta o pagamento integral das pensões e aposentadorias do Aerus. O governo, no entanto, até o momento não se pronunciou sobre o assunto. Os advogados dos trabalhadores já protocolaram petição pedindo que a União comprove o cumprimento da antecipação de tutela, sob pena de multa diária de R$ 60 mil, já definida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Segundo um dos representantes da comissão dos aposentados do Aerus, Lourenço Rogério, os aposentados estão recebendo, em média, 8% do valor da aposentadoria.
- Queremos saber o motivo pelo qual o valor integral da aposentadoria ainda não está sendo pago, e já se passaram duas folhas de pagamento - afirmou.
Manifestação
Aposentados do fundo Aerus fazem protesto na Capital
Grupo quer cumprimento da decisão que determina pagamento integral dos benefícios
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: