Como nascem e evoluem os memes, esses conteúdos que se disseminam na internet e acabam entrando na conversa mesmo de quem vive offline? Brad Kim é o editor do site Know Your Meme, dedicado a rastrear as origens e a trajetória dessas frases, imagens e vídeos. No próximo sábado, estará em Porto Alegre para participar do YouPix, festival criado para discutir a cultura da internet. As inscrições, gratuitas, já estão encerradas, mas será possível acompanhar a transmissão ao vivo em youpix.com.br. Kim, atração internacional do evento, conversou com Zero Hora por Skype:
Zero Hora - É sua primeira viagem ao Brasil? Qual sua expectativa em relação ao país?
Brad Kim - Sim, estou muito entusiasmado. A internet brasileira é fascinante, para dizer o mínimo. Até invejável. Acho que vocês têm uma visão bastante progressista, que percebe como a cultura da internet pode ser benéfica para a cultura em geral. Quanto mais a cultura da internet avança nos países, tende a acontecer uma mistura mais profunda entre os memes e a cultura tradicional do país.
ZH - Como surgiu o site Know Your Meme?
Kim - Como em 2007 uma série de vídeos no YouTube, que ainda está no ar. Depois de cerca de um ano de série, os criadores perceberam que existiam muitas informações sobre memes, mas elas eram escritas de forma muito satírica. Em dezembro de 2008, foi criado o site, que funciona como uma espécie de banco de dados, com uma abordagem mais factual. Eu entrei como estagiário em 2009 e hoje sou o editor.
ZH - Como vocês investigam os memes?
Kim - Tratamos os memes com uma visão jornalística. Usamos os recursos avançados do Google para fazer pesquisas, rastreamos todos os conteúdos e os organizamos em forma cronológica. Depois, reunimos os metadados (informações como data de publicação, número de visualizações e de compartilhamentos em redes sociais). Aí desenhamos um mapa e identificamos, por exemplo, que um determinado vídeo começou a receber muita atenção depois da divulgação em um site. Conseguimos identificar como o poder de influência está distribuído na internet. Atualmente, o Reddit é o principal site em nível de influência e disseminação e popularização de conteúdos na rede.
ZH - Novos memes surgem diariamente?
Kim - Nós tendemos a ser cautelosos antes de dizer que um determinado conteúdo é, de fato, um novo meme. Até para não matá-lo. Há um movimento interessante por trás disso chamado efeito Family Guy. Há alguns anos, memes criados no site 4chan apareceram no Family Guy, desenho animado popular nos EUA. Porém, quando um meme era citado em um episódio, as buscas por aquela expressão começavam a cair, e o meme morria logo depois de aparecer na TV. O efeito Family Guy passou a significar: "Se o seu meme for parar no Family Guy, ele está morto". Nós não simplesmente achamos algo engraçado e anunciamos um novo meme. Sempre há uma discussão, nós lemos os comentários de leitores, fazemos pesquisas, confirmamos se as recomendações são verdadeiras, e então tomamos uma decisão. No site, fazemos essas divisões artificiais: isso é, isso ainda não, e isso definitivamente não é um meme.
ZH - Existe alguma história comum a todos os memes ou cada um é único?
Kim - Na medida em que mais memes surgem, eles tendem a se agrupar. Há um termo acadêmico não oficial para isso, seriam os "memeplexes": quando um meme surge, haverá outros derivados, com contextos semelhantes ou similaridades visuais, como os animais conselheiros (O pioneiro foi um labrador no meio de um círculo colorido, publicado em um fórum de discussão. Com um conselho geralmente ruim servindo de legenda para a imagem, o meme se espalhou e ganhou novas versões, inclusive com personagens ou fotos de pessoas reais). A originalidade é um aspecto valorizado pelas pessoas que participam desse contexto, ela é recompensada pela audiência. Se você faz uma imagem muito parecida, não é tão interessante. Se produz uma imagem diferente, mas que segue o mesmo tom da anterior, pode fazer sucesso.
ZH - É comum a equipe ficar surpresa com o tipo de conteúdo que faz sucesso na rede?
Kim - Como nós trabalhamos com isso, e ficamos constantemente na frente da tela do computador olhando para o que surge, tendemos a não ficar impressionados. Conhecemos os padrões e sabemos o que já veio antes, mas tem acontecido com mais frequência. Pelo menos uma vez por semana, aparece algo que se destaca. O ciclo dos memes está ficando cada vez mais curto.