Cuidar do solo exige planejamento para transformar produtividade em lucro no cultivo de trigo. Segundo pesquisadores da Embrapa Trigo, apesar de o melhoramento genético tornar a escolha da cultivar crucial para uma boa lavoura, o manejo adequado é decisivo ao longo do processo. Se bem feita, afirmam os técnicos, a conservação do solo pode resultar até mesmo no aumento de produtividade na cultura de verão.
- É preciso construir um ciclo de bom potencial e protegê-lo, pois não adianta investir alto e aplicar os insumos de forma incorreta, pois não dará resultado - ressalta João Leonardo Pires, da Embrapa Trigo.
Pires observa que bons resultados no cultivo de trigo passam por um conjunto de práticas, como obedecer à época de semeadura, escolher a semente certa, prevenir doenças, caprichar na adubação e monitorar a lavoura permanentemente. O pesquisador também alerta que o produtor precisa cuidar do solo conforme as condições meteorológicas e especificidades de cada região, evitando adotar um pacote pré-definido para toda área.