O automóvel ainda está mais relacionado ao homem. Porém, como consumidoras, as mulheres estão cada vez mais interessadas na compra de bens duráveis, como apartamentos e carros. Pesquisas do setor automotivo confirmam: a mulher é até 80% responsável pela decisão de compra de um veículo.
As montadoras buscam constantemente informações sobre esse público, a fim de conhecer suas expectativas e criar estratégias para atrair as consumidoras com modelos que valorizem atributos como a estética, o conforto e a praticidade.
De 8 a 18 de março, o Salão de Genebra apresenta em especial às mulheres máquinas luxuosas, inovadoras em termos de desempenho _ mas amigas do ambiente _, designs marcantes e, ao mesmo tempo, projetados para a praticidade de se rodar nas cidades e estradas.
No evento suíço, belíssimas modelos ajudam a compor o visual dos estandes, com carros estreantes ou repaginados. A maioria das fabricantes prestam informações como especificações técnicas dos veículos aos visitantes. Vestidas de branco, dançarinas em pedestais chamam atenção dos convidados e reforçam a presença do estande da Seat.
A Renault reapresenta o pequeno Twingo: econômico e marcando presença com o exterior na cor roxa, o espaço interno inspirado na delicadeza feminina por meio de suaves tons de verde e azul, no painel e no estofamento dos bancos.
As italianas e parceiras Fiat e Gucci convergem o poder do Made in Italy e do luxo do estilista no modelo 500 C. Outro veículo em destaque é o compacto Ypsilon da Lancia, inspirado na sedução feminina com o uso criativo das cores preto e vermelho.
A F12 Berlinetta é uma das atrações especiais. Modelo mais rápido de toda a história do Cavalinho Rampante, a nova Ferrari assume o lugar da Enzo, esbanja design e promete velocidade, em meio a linhas com movimentos agressivos e suaves. O desenho da F12 Berlinetta é resultado do trabalho do centro de estilo da Ferrari e do estúdio Pininfarina.
Apesar do crescimento de criações voltadas ao público feminino, a presença da mulher ainda é pequena nos eventos automotivos, mas não significa dizer que não seja apaixonada por carros. Uma ideia: cabe aos fabricantes transformarem o interesse delas em presença garantida nos próximos salões.