Voltada à busca de alternativas para as pequenas propriedades, a Expoagro Afubra, aberta nesta manhã em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, deve ter nesta edição como foco principal a discussão sobre as dificuldades do setor fumageiro, em especial as novas regras para a produção de cigarro aprovadas pela Anvisa há uma semana. A agência reguladora restringiu o uso de aditivos que modificam o cheiro e o sabor dos cigarros.
Durante a cerimônia de abertura do evento, Benício Weber, presidente da Afubra, falou sobre as dificuldades que os produtores irão enfrentar caso a situação não seja revertida. Segundo Weber, os produtores sentem-se apreensivos sem conseguir mencionar o tamanho do impacto que uma decisão tão rígida pode causar em toda a cadeia produtiva do tabaco. O presidente da entidade também evidenciou, nesse cenário, a importância da diversificação da propriedade rural como forma de melhorar e garantir a renda dos produtores.
Em seu discurso, o governador do Estado Tarso Genro se mostrou favorável a causa do setor tabaqueiro. Para o governador, que disse já estar trabalhando na questão junto ao governo, a medida tomada pela agencia reguladora foi radical e só se pode aceitar restrições assim quando for oferecido ao pequeno produtor outra cultura que seja ainda mais rentável, mas isso leva tempo e estudo para ser feito.
Representando o Governo federal, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, se disse favorável ao setor e que é necessária uma solução.
- Ontem estava negociando fumo da Bahia e de Alagoas com a China. Vamos continuar produzindo e vendendo tabaco. Vamos vender para fora e manter os empregos aqui - afirma o ministro.
A Expoagro Afubra segue até sexta-feira com apresentação de maquinário, exposição e venda de animais, palestras técnicas e lavouras entre outras atividades. A visitação ao parque, localizado nas margens da rodovia Santa Cruz do Sul-Pantano Grande (BR-471), quilômetro 143, Rincão del Rey , em Rio Pardo, é gratuita. Os portões ficam abertos das 8h às 18h.
Rio Pardo
Dificuldades do setor do tabaco são foco da Expoagro
Discursos em torno das novas regras para a produção de cigarro marcaram a abertura do evento
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: