Surpreendidas pela grande procura por geladeiras, fogões e máquinas de lavar, redes de varejo gaúchas tiveram de reforçar estoques para os próximos dois meses - período em que o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) desses produtos continuará reduzido. Com as promoções de fevereiro, a demanda em alta pode levar à falta de alguns modelos.
Além do Liquida Tchê, que começou na quarta-feira, hoje se inicia o Liquida Porto Alegre. Desde o início de dezembro, quando o governo federal anunciou um pacote para estimular a economia, as vendas de produtos da linha branca tiveram aumento de 18% na Capital. Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), Gustavo Schifino, certos modelos chegaram a faltar.
- Essa falta foi suprida por produtos similares, mas o mercado conseguiu se reabastecer para o Liquida - garante Schifino, prevendo alta de 10% nas vendas em relação ao ano passado.
Entre os produtos da linha branca, os refrigeradores tiveram a maior procura nesse período.
- O freezer horizontal ainda está em falta em alguns estabelecimentos - aponta o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL), Vitor Koch.
Na Lojas Colombo, as vendas de fogões, geladeiras e lavadoras cresceram 35% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Conforme Gladimir Somacal, diretor de compras e logística da rede gaúcha, com 140 lojas no Estado, em razão da diminuição do IPI, o tempo de entrega subiu de uma semana para 20 dias. Nas lojas TaQi, com 67 pontos no Estado, os estoques foram reforçados para o período de promoções.
Efeito do IPI
Alta procura reduz estoque de geladeiras em Porto Alegre
Com as promoções de fevereiro, a demanda em alta pode levar à falta de alguns modelos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: