Um dos poucos mercados automotivos em crescimento no mundo, o Brasil é prioridade dos grandes grupos internacionais. Nas últimas semanas, três novos investimentos no país foram anunciados, por parte de Volkswagen, Renault e Nissan. A General Motors já havia revelado o estudo da antecipação de novos projetos, antes previstos para 2015, que incluiriam a duplicação do complexo gaúcho com a construção de Gravataí 2. Líder em vendas no país, a Fiat implantará fábrica em Goiana (PE).
Os recursos aplicados pelas montadoras instaladas no país e pelas que estão chegando, entre 2008 e 2016, superam os R$ 50 bilhões. São destinados a atualização de atuais plantas, construção de novas fábricas e centros técnicos e ainda ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos.
Executivo com forte atuação no setor automotivo, duas vezes presidente da Anfavea (entidade dos fabricantes) e ex-vice-presidente da GM do Brasil, André Beer destaca a necessidade de as montadoras se atualizarem com produtos de tecnologia avançada para enfrentar a concorrência asiática.
- O Brasil não é mais o mesmo de 20 anos atrás - lembra Beer.
O titular da André Beer Consult Associados adianta que o novo ciclo de investimentos em execução, além das montadoras já instaladas, inclui os chineses e, em pouco tempos. Sobre a localização das novas fábricas, Beer explica que serão instaladas onde os custos permitirem a competitividade para carrros compactos e populares, o que descarta locais onde os custos são maiores e ainda persistem os sindicatos mais agressivos.
Leia a íntegra da reportagem na edição de domingo de Zero Hora
Notícia
Montadoras reforçam investimentos em fábricas e veículos de avançada tecnologia
Nas últimas semanas, três novos investimentos no país foram anunciados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: