Começou na manhã deste sábado, dia 27, a Expointer 2011, em Esteio, Rio Grande do Sul. A abertura oficial dos portões do Parque de Exposições Assis Brasil foi feita às 9h, pelo governador do Estado, Tarso Genro. Durante a manhã, a movimentação ainda era pequena. A estimativa de público para os nove dias de feira é de mais de 520 mil pessoas - número de visitantes do ano passado -, segundo os organizadores.
A família Kerber, de São José do Hortêncio (RS), chegou cedo ao parque para conferir todas as atrações do dia. É a quinta vez que o industriário Marcelo Kerber, que atua no segmento de couro, visita a Expointer. Nesta edição, ele trouxe a filha Natália para ver os animais.
- A feira é sempre atrativa. Além dos bichos, tem as estandes e os shows, que nós gostamos muito - disse.
O criador Luís Augusto Opice também é participante da Expointer há alguns anos. De Andradas, Minas Gerais, ele trouxe a sua égua da raça mangalarga para expôr.
- Nós viemos há muitos anos, e cada vez a gente traz mais exemplares - revelou.
Ao todo, 1.666 expositores inscreveram 5.986 animais nesta edição, 358 a mais do que no ano passado.
O treinador de cavalos José Eduardo Alberto veio de Tatuí, São Paulo, para participar da exposição e, com a égua Tél Manhã, já conquistou prêmios. O animal da raça mangalarga é o campeão geral e de pelagem na categoria potra maior. Apesar da distância entre São Paulo e Rio Grande do Sul, o treinador considera que valeu a pena ter viajado tantos quilômetros para participar do que ele considera uma das grandes exposições do circuito de mangalarga.
- É a primeira vez que viemos para a Expointer e já entramos com o pé direito - afirma José Eduardo.
Atrações
Nos nove dias de feira, serão 120 horas de programação com leilões, julgamentos, provas e concursos, envolvendo mais de cinco mil animais e seus criadores. O palco de shows receberá 39 apresentações de teatro e música, de artistas ligados às tradições gaúchas. Também estão previstos seminários, palestras e workshops.
A 13ª Feira da Agricultura Familiar apresentará o trabalho desenvolvido por 208 empreendimentos, de 107 municípios gaúchos. Neste pavilhão, os visitantes poderão degustar as delícias produzidas no interior do Estado.
Já a 28ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) terá a participação de 196 artesãos, de 86 municípios. Serão 118 estandes com ponchos, pelegos, cuias, rédeas e outras peças típicas. Na Casa do Artesão, também serão expostos produtos confeccionados por adolescentes da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) e apenados do sistema prisional.
No Pavilhão Internacional, sete delegações estrangeiras representarão Uruguai, Canadá, Chile, Alemanha, Argentina, Peru e Equador. Já o Pavilhão das Flores estará representado pela Associação Riograndense de Floricultura, em um grande espaço em forma de estufa.