A Microsoft fez nesta segunda-feira o lançamento oficial do Internet Explorer 9, que poderá ser baixado a partir de amanhã. Lançado simultaneamente em 40 idiomas - inclusive português - o navegador mais usado do mundo foi simplificado para fazer frente ao crescimento de outros softwares, principalmente Google Chrome e Mozilla Firefox.
A principal mudança em relação à versão anterior é o maior espaço reservado aos sites. O navegador ficou basicamente restrito à barra de endereços, que guarda na memória os endereços mais utilizados e direciona aos principais resultados dos sites de busca, caso a pessoa não digite o endereço completo.
Uma novidade facilita o acesso às páginas preferidas do usuário: em vez de armazenar o endereço aos "favoritos", a pessoa pode puxar o ícone do site para a barra de tarefas, criando um atalho semelhante ao de um programa.
O botão ganha funções nos sites que habilitaram seu uso. Em portais de notícias, por exemplo, com um clique é possível visualizar os principais destaques antes mesmo de entrar na página. No Facebook, as atualizações ganham destaque, mesmo que a pessoa não esteja na página da rede social. Nos sites em que a função não está habilitada também é possível criar o atalho, mas os ícones não são diferenciados. A estimativa é que, até agora, mil empresas já tenham aderiram a funcionalidade, com registro de aumento de tráfego.
O Internet Explorer 9 não funciona em Windows XP. Só roda no Windows Vista e no Windows 7. De acordo com Osvaldo Barbosa de Olveira, diretor geral de Consumer e Serviços Online da Microfost Brasil, o programa aproveita a capacidade do sistema operacional e perderia em performance se fosse feito com base no Windows XP.
O IE9 suporta o HTML 5, nova linguagem usada na produção de websites que facilita o uso de recursos multimídia nos sites. Para isso, o browser aproveita o poder das GPUs (unidades de processamento gráfico), para acelerar a performance.
O novo navegador também está mais seguro em relação a versão anterior. Em um desafio de hackers, na semana passada, o IE8 foi invadido e, segundo a Microsoft, essa vulnerabilidade já foi corrigida na última versão, de acordo com Oliveira.
Desde setembro, uma versão do IE9 para teste circula na internet. A partir da manhã desta terça-feira, estará disponível a versão oficial do Internet Explorer 9 para download no site www.internetexplorer9.com.br.
* Marina Goulart viajou a convite da Microsoft
Notícia
IE9 simplifica interface para fazer frente a Chrome e Mozilla
A principal mudança em relação à versão anterior é o maior espaço reservado aos sites
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: