As exportações industriais do Rio Grande do Sul cresceram 21,8% em janeiro, em comparação com o mesmo período de 2010, e totalizaram US$ 994 milhões. O volume equivale a 88,58% de tudo que o Estado embarcou em janeiro. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
O desempenho foi o segundo melhor da série histórica para o mês, superado apenas pelo resultado obtido em 2008, quando a indústria gaúcha exportou R$ 1,05 bilhão.
Segundo o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, a indústria espera para este ano uma economia internacional mais estruturada e com menor diferencial entre o crescimento dos países desenvolvidos e emergentes, o que favorece as exportações.
- Alguns segmentos poderão retomar fatias do mercado perdidas após a crise mundial - afirmou, em nota.
Segundo o industrial, problemas como a taxa de câmbio valorizada, altos custos de logística e concorrência desleal com produtos de alguns países, como a China, ainda limitam o avanço das exportações gaúchas.
Em janeiro, os setores que mais registraram crescimento nas exportações foram derivados de petróleo (crescimento de 123,8%), impulsionado pelas vendas de óleo diesel para o Paraguai e Uruguai, e máquinas e equipamentos (97,9%), com o envio de colheitadeiras para Argentina e Paraguai. As piores quedas nas vendas externas ocorreram em materiais elétricos (-30%) e fumo (-20%).
Os principais destinos das exportações gaúchas em janeiro, ante o mesmo período de 2010, foram Argentina, com elevação de 13,5%; e Estados Unidos, que ocupou o segundo lugar, apesar de ter diminuído em 18% suas compras. A terceira posição ficou com Espanha, ao aumentar em 205% seus pedidos.
O Rio Grande do Sul respondeu por 7,4% das vendas externas brasileiras e ocupou a quinta posição entre os Estados exportadores. São Paulo liderou o ranking, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará.
Notícia
Exportações da indústria gaúcha crescem 21,8% em janeiro
Desempenho foi o segundo melhor da série histórica para o mês
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: