O preço médio do metro quadrado avançou 19,07% no acumulado de 12 meses fechados em outubro em Porto Alegre, segundo dados do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi-RS). No entanto, a movimentação no mercado de aluguel mostra comportamentos distintos entre os bairros da Capital.
Olhando apenas o preço médio, os bairros Santa Cecília, Auxiliadora e Jardim Europa apresentam os maiores valores em outubro deste ano. Já Sarandi, Navegantes e Jardim Leopoldina apresentaram os preços mais baixos dentro da pesquisa. O presidente do Secovi afirma que fatores como localização e quantidade de residenciais disponíveis para aluguel são os principais pontos que explicam a diferença de valor.
O recorte por variação de preços entre outubro de 2023 e outubro deste ano também aponta o bairro Santa Cecília no topo da lista (veja no gráfico). O presidente do Secovi avalia que esse aumento expressivo está ligado ao ingresso de imóveis novos e com valor de locação mais alto, inflando a média de preços. No caso dos bairros Santa Cecília e Auxiliadora, a pesquisa do Secovi-RS verificou que houve maior disponibilização do tipo loft/studio em construções novas, unidades que têm preços mais elevados. Na outra ponta, Sarandi – um dos bairros mais afetados pela inundação na Capital –apresentou desvalorização de um ano para o outro.
O Secovi reforça que a variação no valor nos bairros não significa apenas valorização ou desvalorização de determinada área. Entrada de imóveis na amostra, que aumenta a oferta e pode diminuir o valor médio, também tem peso nessa variável. O movimento contrário também pode ser registrado, com queda na disponibilidade, que aumenta os preços.