A Região Sul foi responsável por 14% da audiência de internet do país em outubro, aponta o vice-presidente da empresa de mensuração e inteligência digital da Comscore na América Latina, Alex Banks, em palestra na tarde desta terça-feira na Semana ARP de Comunicação. Entre os aspectos que mais diferenciam os hábitos de navegação dos habitantes da região, está o interesse por games e pelo setor automotivo, que é maior do que no resto do país, segundo Banks.
Falando em português com sotaque americano, o executivo detalhou em sua palestra os números da internet no Brasil. De acordo com Banks, o país registrou 38,7 milhões de usuários com acesso à internet em casa e no trabalho em outubro, passando países como o Reino Unido. Segundo Banks, a Comscore prevê que esse número chegue a 43,7 milhões em seis anos. Banks aponta ainda que se contabilizarmos as pessoas usando a internet fora de casa e do trabalho (como em lan houses e outros lugares), o número sobe para 76 milhões.
Da audiência brasileira, 63% tem entre 15 e 35 anos de idade. A média global é 53% para essa faixa etária.
- É um bom sinal de maturidade da audiência brasileira. O Brasil se aproxima das médias mundiais em termos de perfil de internautas.
Banks falou ainda sobre o alcance do Orkut e do Facebook no Brasil. Segundo o executivo, 73% dos internautas utilizam o Orkut, com uma média de 33 visitas por mês. Já o Facebook é utilizado por 24,9% dos internautas, cerca de oito vezes por mês. No Brasil, o uso do Facebook se concentra mais no Sudeste: 77% dos usuários se encontra nessa região. No Orkut, o percentual é mais baixo: 66%.
- O Orkut é mais usado no Brasil inteiro, enquanto o Facebook fica mais concentrado no Rio e em São Paulo. O Orkut se mantém estável, mas o Facebook está crescendo. Só que o Facebook ainda não chega aos pés do Orkut ainda em termos de audiência.
O executivo salientou ainda que o Brasil é o número 1 do mundo em acesso ao Twitter e o terceiro em acesso a blogs. Sobre os blogs, ele apontou que só em setembro e outubro eles tiveram um crescimento de 10% na audiência no país e sugeriu que isso poderia ser reflexo da mobilização pela campanha eleitoral. A respeito do Twitter, Banks comentou ainda que 1/4 dos brasileiros visitaram o Twitter em outubro de 2010, também considerando apenas computadores de usuários em casa e no trabalho.
- Com o nível de penetração e consumo do Orkut e do Twitter, a operação em mídia social para construção de marca e interação com o consumidor é uma oportunidade para as empresas entenderem melhor o cliente e fidelizá-los. Só que a construção de uma marca digital não é coisa que pode ser decidida para hoje ou para a semana que vem.
Segundo Banks, em função do alcance das mídias sociais no país, a estratégia de atuação das empresas nesses canais não pode ser decidida de um dia para o outro, precisa considerar objetivos de longo prazo.
_ As mídias sociais são uma oportunidade fantástica para as marcas.
Notícia
Sul responde por 14% da audiência de internet e consome mais informação sobre games e veículos
País teve 38,7 milhões de usuários com acesso à internet em casa e no trabalho em outubro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: