Porto Alegre, mais precisamente o bairro Anchieta, está ganhando uma nova forma para o desenvolvimento de região. Isto porque as obras do Tecnópolis, um complexo logístico empresarial desenvolvido pela urbanizadora Ábaco Brasil, já estão em andamento.
Com o objetivo de melhorar a logística e instalação de empresas e negócios em Porto Alegre, o Tecnópolis ocupará uma área com mais de 660 mil metros quadrados e foi desenhado para atender as necessidades de produção, armazenagem e distribuição das empresas.
O local foi planejado para receber negócios de diversos setores, atendendo às necessidades de espaço e estrutura de cada negócio. Conforme Aldo Pinheiro, diretor Comercial da Ábaco, o empreendimento é dedicado para empresas de tecnologia, logística, serviços, indústrias de pequeno porte e até mesmo call centers, farmácias e restaurantes.
– O bairro Anchieta é uma região voltada para empresas. E nosso empreendimento tem lotes disponíveis para farmácias, mercados, restaurantes e cafés. A região tem algumas ofertas nesse sentido, mas também tem essa carência. A vantagem principal é a localização, além de ser um empreendimento planejado com infraestrutura completa – destaca Pinheiro.
Junto às principais saídas da cidade, o empreendimento possibilita fácil acesso às rodovias que levam ao litoral do Brasil, ao Porto de Rio Grande e ao interior do Estado. Além disso, está a três minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, uma região que facilita o recebimento de insumos e a distribuição de mercadorias para todo o país e para o Mercosul. Além do aeroporto, o Tecnópolis terá acesso às principais rotas de transporte e escoamento de produção, como a Freeway, a BR-116, a BR-448, a BR-101, a BR-386 e a RS-240.
Conheça detalhes do projeto do Tecnópolis no site
Com 304 lotes de 1,2 mil metros quadrados que já estão sendo comercializados, o projeto busca facilitar a instalação das empresas. A Ábaco orienta os empresários obter junto à prefeitura as licenças necessárias para sua instalação, através de um trabalho de orientação e mediação entre as partes para esse trâmite. As obras iniciaram em julho e o empreendimento tem previsão de entrega em 2025.
Além de polo logístico, local é voltado para o bem-estar
Há mais de 40 anos no mercado, a Ábaco é destaque no segmento da construção civil e uma das maiores urbanizadoras do Sul do Brasil. Para o diretor Comercial da Ábaco, apesar de ser um dos primeiros empreendimentos voltados para empresas no RS, o projeto possui cerca de 18 anos de trabalho e pesquisas.
– Esse é um dos primeiros empreendimentos que vai oferecer essa oportunidade para empresas, mas a Ábaco está em Porto Alegre há quase 35 anos e temos outros projetos residenciais na cidade e na região que são destaques, como o bairro planejado Ecoville – explica ele.
Agregando o conhecimento dos condomínios residenciais, o Tecnópolis também é voltado para o bem-estar, com estrutura de parque e lazer para as pessoas. Com foco no Novo Urbanismo, que valoriza as pessoas, estão projetadas áreas exclusivas de descanso às equipes de trabalho, espaços e equipamentos de lazer, como praças e lagos, e mais de 9 mil metros quadrados de área verde. A ideia da urbanização é que o local, apesar de ser empresarial, sirva também como um ponto de encontro dos moradores da região e que toda a estrutura de lazer instalada no canteiro central se torne um grande parque.
O complexo logístico também conta com redes de água e esgoto e ruas pavimentadas com dimensões adequadas para o fluxo de veículos maiores e coletivos, ciclovias e calçadas com acessibilidade, sistema de segurança em todo o perímetro do loteamento com câmeras de segurança em pontos estratégicos, conforme o diretor.
– É todo voltado para empresas, mas pensamos em trazer essa qualidade para quem trabalha. A gente sempre tem esse cuidado com o verde, com o paisagismo nos empreendimentos da Ábaco, e esse projeto não é diferente, mesmo sendo empresarial. Temos esse cuidado em ter um paisagismo diferenciado, que vai transformar o bairro em uma área agradável e com muita vegetação – conta Pinheiro.
Com investimento de R$ 56 milhões e previsão de criação de 200 empregos diretos e indiretos, segundo Pinheiro, o empreendimento está com obras em andamento.
É empreendedor e se interessou? Confira o vídeo explicativo e saiba quais as vantagens em fazer parte do Tecnópolis