Uma das principais reclamações dos trabalhadores é o tempo gasto no deslocamento entre casa e trabalho. Uma jornada de oito horas, facilmente, transforma-se em 10 ou 12, dependendo do trânsito e da distância percorrida. Esse tempo adicional pode acarretar em problemas como estresse e esgotamento físico e mental.
Buscando uma nova alternativa para contornar o problema, foi criado o conceito do Flow, empreendimento localizado no interior do Parque Una, em Pelotas, caracterizado pelo uso misto. Flow Live+Work são dois prédios em um — residencial (Live) e comercial (Work) — que aproximam o morador a seu local de trabalho.
A fachada e a estrutura do Flow Live+Work seguem a estética do design escandinavo, com inspiração no trabalho do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels: projetos minimalistas, despojados, simples, práticos e sofisticados. O prédio comercial compartilha locais de convivência a área residencial, como as churrasqueiras e o coworking.
Parque Una é bairro planejado aberto voltado à convivência
No entorno do Flow, o Parque Una foi pensado para as pessoas e com foco na convivência, o que proporciona uma vida mais segura, prática e leve. Localizado na área com maior potencial de valorização em Pelotas, já virou um ponto de encontro para a população local.
O projeto, único no Rio Grande do Sul e referência no Brasil, segue os ensinamentos do urbanista dinamarquês Jan Gehl, autor do livro “Cidades Para Pessoas”. O empreendimento é assinado pela Idealiza Urbanismo, empresa jovem que aposta no urbanismo “feito à mão” para proporcionar a máxima qualidade de vida aos futuros usuários.
Conceito busca tornar cidades mais humanas e felizes
A ideia encontra embasamento no chamado “novo urbanismo”: movimento de urbanistas, arquitetos e engenheiros que acreditam em cidades compactas, com diversidade no uso e na população, com atenção especial para os pedestres e acesso universal aos espaços públicos. Uma oposição ao modelo que asfixia as pessoas entre concreto e as torna dependentes do automóvel.
Na Europa, o conceito já é amplamente aplicado. Coincidência ou não, é lá que são registrados os maiores índices de qualidade de vida em todo o planeta. De acordo com a pesquisa World Happiness Report 2018, os países com a população mais feliz no mundo são Finlândia, Noruega e Dinamarca. Os dois últimos figuram nas duas primeiras posições do ranking OECD Better Life Index.
Acesse a página do Flow Live+Work para conhecer mais características e conferir todas as informações sobre o lançamento: https://materiais.idealizaurbanismo.com.br/flow-comercial-investimento