O investimento em imóveis sempre foi considerado um bom negócio pelo potencial de retorno. Neste período de pandemia, algo tem tornado ainda mais vantajosa essa opção para quem quer melhores condições de rendimentos a longo prazo. A taxa média de juros Selic, fixada em 2,75% ao ano em 2021, tornou investimentos em renda fixa pouco atrativos. Em contrapartida, baixou substancialmente os juros para os financiamentos.
“Estamos vivendo um crescimento de 30% ao ano desde 2017. Em 2020, quando podíamos ter sido impactados, tivemos um salto devido à baixa da Selic. Os juros dos financiamentos bancários estão muito atrativos”, relata Paulo Colnaghi, diretor-fundador da Colnaghi Imóveis.
As condições são favoráveis para quem busca morar ou investir em imóveis de alto padrão. No entanto, vale ressaltar que estar assessorado por uma empresa competente faz toda a diferença na hora de fechar o negócio. Ser atendido por um corretor capacitado que entenda o que o cliente e a sua família querem, com profundo conhecimento do mercado, embasado por uma empresa confiável e sólida é garantia de segurança e satisfação.
E as razões para investir em imóveis de alto padrão não param por aí. Entre todas as transformações sentidas na pandemia, estar em casa em tempo integral destacou a necessidade de uma estrutura ainda mais confortável e espaçosa – que comporte o trabalhar, o estudar, o lazer, o viver. Com isso, a procura por imóveis de alto padrão está cada vez maior, aquecendo esse mercado. O querer viver melhor criou novas preferências no cliente da Imobiliária Colnaghi. Presente no mercado há 29 anos, Paulo Colnaghi percebe uma mudança positiva naqueles que têm procurado a sua equipe: “As pessoas passaram a sentir a vida diferente, finita, frágil e resolveram deixar os planos de longo prazo de lado para antecipar a aquisição do imóvel dos sonhos que era sempre adiado”.
Com o setor atento às novas demandas, três espaços estão ganhando destaque em proporcionar qualidade e conforto: o home office, o estar íntimo e o espaço garden. Segundo a análise feita pela MIT Technology Review Brasil no final de 2020 com 48 companhias, o percentual de pessoas trabalhando de forma remota chegou a 67% no Rio Grande do Sul. Esse número reflete-se diretamente na vontade de muitos gaúchos de morar em um lugar que atenda o planejamento de um espaço de trabalho adequado.
Além disso, um ambiente para abrigar o estar íntimo também está em destaque entre as novas preferências. O conceito moderno de residência leva em consideração o convívio no isolamento social. Assim, arquitetos apontam uma nova tendência em projetos de decoração: o estar íntimo como busca por refúgio, desconectado do cômodo de trabalho para o verdadeiro relaxamento.
Já o espaço garden, igualmente no topo das novas preferências, mudou o conceito dos apartamentos térreos, com a possibilidade de ter espaço externo com piscinas, jardins e brinquedos para as crianças. A procura por área de lazer no espaço íntimo resultou em um crescimento de 25% nessa demanda, segundo a avaliação de construtoras e corretores do país.
Paulo Colnaghi destaca que são muitas as vantagens consagradas na escolha de imóveis de alto padrão: localização, materiais inovadores empregados na construção, infraestruturas de lazer inspiradas em resorts famosos, conforto, elegância e exclusividade com assinaturas de arquitetos e designers internacionais que trazem uma identidade única ao empreendimento. “Além disso, imóveis de alto padrão sempre foram garantia de retorno acima da média do investimento”, completa o diretor-fundador.