A temperatura agradável e o tempo seco contribuíram para que o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ficasse lotado no penúltimo dia da 47ª edição da Expointer. Também por isso, há uma grande lentidão no trânsito nos acessos à feira pela BR-116 - o uso do Trensurb é uma alternativa para quem vem pela região do Vale do Sinos.
Desde o início do dia, o movimento nas bilheterias e nos acessos aos portões de entrada é intenso. A feira ocorre desde o dia 24 de agosto e encerra neste domingo (1º).
As irmãs aposentadas Nilda Gomes, 71 anos, Liraci Gomes, 76 anos, Nilce Gomes, 78 anos, e Nilza Gomes, 82 anos, escolheram o penúltimo dia de feira para aproveitar as atrações do parque.
— Eu moro em Santa Maria e vim especialmente para reencontrar as minhas irmãs que não via há tempo. Escolhemos passear na Expointer pela quantidade de atrações que a feira nos traz, afirma Liraci.
O clima também é de retomada pelo parque, inclusive entre os visitantes. A nutricionista Pâmela do Santos, 32 anos, é de Canoas e voltou a visitar a Expointer neste ano.
— Faz anos que não participo, mas este ano é diferente. Decidi vir para prestigiar e reforçar o meu apoio aos agricultores e artesãos que estão na feira — comenta a nutricionista.
Os comerciantes vibram com a grande quantidade de visitantes. Jean Sgorla, 38 anos, vem de Caxias do Sul e participa todos os anos vendendo churrasquinho na praça de alimentação. Segundo ele, a expectativa é de superar as vendas neste ano em relação a outras edições.
— O tempo ajudou e muitas pessoas vieram visitar em apoio após a enchente, por isso acredito que esta será umas das melhores edições em números de venda — afirma.
Feira de doações também foi atração no Parque
Com uma edição voltada para a retomada do Rio Grande do Sul pós-enchente, a edição da Expointer deste ano contou com uma feira de doação de animais resgatados durante a inundação. Até este sábado (31), mais de 200 animais já foram doados, mas cerca de 100 cães e 50 porcos seguem esperando por um lar. A ação é promovida pela ONG Não Me Deixe Pra Trás.
A ONG afirma que pelo menos quatro mil cães seguem aguardando por um lar.
Domingo (1º) é o último dia para aproveitar as atrações disponíveis ao público como degustações, espetáculos musicais, demonstrações de animais, palestras e oficinas disponíveis.
O balanço com números finais de presença de público e de negócios realizados nesta edição será apresentado em coletiva de imprensa neste domingo (1º), às 14 horas, no Estande de Governo no Pavilhão Internacional.
Confira as atrações deste domingo (1º)
8h
- Demonstração de adestramento de cães – Pista 6
- Demonstração Mangalarga – Pistas 14 e 15
8h30min
- Momento de conversa com a Emater/RS-Ascar – Espaço Emater/RS-Ascar
- Casa do Irga Aberta – Integrantes da equipe técnica disponíveis para atendimento a produtores orizícolas, até 17h30min – Casa do Irga
10h30min
- Workshop de azeites – no Hub Agro
13h
- Demonstração de adestramento de cães – Pista 6
14h
- 2ª Mostra da Cultura Gaúcha do Parque Assis Brasil – Grupo de Danças Folk de Espora – Palco Principal
- Palestra RS Innovation Agro + Smart Cities – Coworking – no Hub Agro
14h30min
- 2ª Mostra da Cultura Gaúcha do Parque Assis Brasil – Jean Carlos Godoy e Leandro Rodrigues – Palco Principal
14h40min
- Palestra RS Innovation Agro + Smart Cities – Conectando Talentos e Tecnologia: O Ecossistema Integrado para Formação e Inovação em Produtos Digitais – no Hub Agro
15h
- Projeto Estrada Cultural – Stephanie Kauana – Palco Principal
15h20min
- Palestra RS Innovation Agro + Smart Cities – Contabilidade Digital: Simplificando a Gestão Financeira para Prestadores de Serviços – no Hub Agro
16h
- Projeto Estrada Cultural – Capitão Faustino – Palco Principal
17h
- Projeto Estrada Cultural – Marcelo Cachoeira – Palco Principal
- Momento de conversa com a Emater/RS-Ascar – Espaço Emater/RS-Ascar
18h
- Projeto Estrada Cultural – César Oliveira e Rogério Melo – Palco Principal
18h30min
- Happy Hour – Acsurs – No deck do Restaurante do Porco, aberto ao público