O cenário sombrio provocado pela pandemia do coronavírus, que paralisa o país e impõe marcha lenta à economia, levou bancos a suspender temporariamente pagamentos de financiamentos imobiliários e de empréstimos.
O congelamento de prestações da casa própria varia de 60 a 90 dias, de acordo com instituições financeiras consultadas por GaúchaZH, e pode ser solicitado por meio de aplicativos para celulares sem precisar ir às agências.
A Caixa Econômica Federal, que, inicialmente, oferecia carência de 60 dias, ampliou o prazo para três meses. Até a semana passada, havia atendido mais de 722 mil pedidos de pausas para essa linha de crédito, quando estava em vigor o perdão provisório de dois meses. Nesses casos, a interrupção será alterada automaticamente para três encargos e os clientes receberão uma mensagem via SMS confirmando a mudança, sendo desnecessário efetuar novo pedido.
As regras da Caixa para interromper os financiamentos habitacionais por três meses valem para contratos com pagamentos em dia. O valor que deixou de ser pago será acrescido no saldo devedor. Também é possível solicitar a suspensão para quem estiver com até duas parcelas em atraso, mas será preciso renegociar os pagamentos via telesserviço ou com o gerente da agência onde a pessoa tem conta.
Nos últimos 15 dias, o Banrisul já recebeu cerca de 90 mil solicitações de prorrogação de débitos. O banco possibilita esticar o pagamento do financiamento imobiliário em dois meses para quem está com as contas em dia. O valor das duas parcelas será diluído nas prestações seguintes.
Também terá direito à suspensão temporária o contrato com uma parcela vencida até 14 dias na data da solicitação da negociação. Nessa situação, serão incluídos encargos e juros por atraso ao saldo devedor.
Para negociar linhas de crédito imobiliário com o Banco do Brasil, a recomendação aos correntistas é acessar o site da instituição para conhecer as alternativas.
Independentemente do agente financeiro, optantes pelo uso de depósitos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para abater o saldo nas prestações, não estão contemplados com as suspensões.
Empréstimo pessoal
Já a flexibilização dos pagamentos de empréstimo pessoal por 90 dias para correntistas da Caixa abrange contratos em dia. Os juros do período interrompido serão divididos entre as demais parcelas, seguindo o mesmo número de prestações. O prazo final do contrato será alterado automaticamente, mantendo a mesma taxa de juros e demais condições do contrato.
A possibilidade de adiamento de empréstimo pessoal no Banrisul é diferente. Abrange 60 dias, prevendo um novo contrato com valor equivalente das duas parcelas interrompidas, dividido em nove prestações, com vencimento da primeira em 90 dias e juros iguais ao da operação original.
O Banco do Brasil autoriza adiar pagamentos de crédito pessoal com carência que vai de 60 e 180 dias, dependendo do tipo. Essa opção é apenas para clientes adimplentes, ou seja, quites com as parcelas dentro dos vencimentos regulares.
Será firmado um novo contrato com taxas de juros a ser negociadas, com prazo de pagamento entre 72 e 96 meses.
Como pedir o adiamento pelos aplicativos
Banco do Brasil
- Para baixar o aplicativo, procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular.
- Para Android, acesse a Google Play. Para iPhone, a App Store.
- Faça o login.
- Acesse "menu".
- Procure "empréstimos".
- Clique em "Crédito consignado/pessoal".
- Toque em "contratar".
- Aperte no ícone "renove seu crédito"
Para alterações de crédito Imobiliário, o banco recomenda acessar o site.
Banrisul
A instituição denominou a suspensão de pagamento como "Repac", uma abreviatura de repactuação.
- Para baixar o aplicativo, procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular.
- Para Android, acesse a Google Play. Para iPhone, a App Store.
- Faça o login.
- Acesse "minha conta".
- Procure o menu "empréstimos".
- Clique em "REPAC ", para empréstimo pessoal, ou "REPAC IMOBILIÁRIO" e depois acessar o termo de adesão. A opção também permite repactuar empréstimos para empresas e agronegócio.
É possível acertar a repactuação pessoalmente. O banco oferece atendimento presencial, sempre a partir das 12h, mas é preciso agendar, telefonando para a agência na qual tem conta.
A prorrogação de parcelas está disponível até 31 de maio. Mais informações pelo site ou pelo e-mail recuperacao@banrisul.com.br.
Caixa
- Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular.
- Para Android, acesse a Google Play. Para iPhone, a App Store.
- Na busca, digite “Habitação Caixa”.
- Toque em “instalar”, e em seguida em “abrir”.
- Clique na opção "solicitar pausa".
- Digite seu CPF e na opção "próximo".
Se ainda não possui senha de acesso, é preciso o cadastramento. É possível solicitar a interrupção emergencial de pelos telefones 3004-1105 ou 0800 726 0505 (opção 7).
Para suspensão de 90 dias do empréstimo pessoal, o cliente terá de acessar o site para orientações.