Quem está decidido a encaminhar o sonho da casa própria ainda neste ano terá em outubro um evento em Porto Alegre que promete facilitar a aquisição. A Galeria de Imóveis, promovida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), já tem a confirmação de pelo menos 25 empresas.
Trata-se de uma das feiras habitacionais com patrocínio da Caixa Econômica Federal, realizadas neste mês em mais de 50 cidades brasileiras. Essa modalidade de evento é diferente da que ocorreu em anos anteriores, quando a própria Caixa era a organizadora da feira.
Na capital gaúcha, o evento será entre os dias 25 e 27 de outubro no quarto andar do Bourbon Shopping Wallig, na Avenida Assis Brasil, bairro Cristo Redentor, na Zona Norte.
— A Galeria de Imóveis é uma grande oportunidade para o cliente adquirir seu imóvel, num ambiente onde as melhores condições de financiamento do banco são oferecidas — diz o superintendente regional da Caixa em Porto Alegre, Marcos Tavaniello.
A promessa é de imóveis para todas as faixas de renda, desde os vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida aos que ultrapassam o valor de R$ 1 milhão. A localização da feira — em frente a um corredor de ônibus usado por linhas que ligam Porto Alegre a cidades como Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada — é uma das apostas para atrair um público amplo.
— Pensamos em buscar esse público da Região Metropolitana. A oferta de imóveis será para todos os bolsos. Passamos no último ano por um momento difícil, com o mercado bem restrito. Mas acreditamos que esse cenário começa a mudar e a nova opção de financiamento oferecida pela Caixa pode ajudar nesse processo — diz o vice-presidente do Sinduscon-RS, Rogerio Raabe.
Raabe se refere à linha de crédito lançada pela Caixa em agosto, que tem como referência o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um dos índices de inflação. As taxas oferecidas, com o acréscimo do IPCA, variam de 2,95% a 4,95%. Para efeito de comparação, a taxa praticada na outra modalidade varia entre 7,5% e 9,5%, mas é acrescida da Taxa de Referência (TR), que, no momento, está zerada.
A Caixa também atenderá os clientes interessados nos imóveis de propriedade do banco. Serão oferecidos imóveis nas modalidades de leilão, disputa aberta, disputa fechada e venda online. A lista completa com imóveis disponíveis para cada região pode ser visualizada neste site.
Para requerer o crédito da casa própria, o banco informa que basta levar documento de identidade, CPF, comprovante de renda e residência atualizados. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa, no site do banco ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800-726 0101), disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.
Galeria de Imóveis
- Data: de 25 a 27 de outubro de 2019 (sexta-feira a domingo)
- Hora: sexta-feira e sábado, das 10h às 22h; domingo, das 11h às 20h
- Local: estacionamento do quarto andar do Bourbon Shopping Wallig – Avenida Assis Brasil, 2.611, bairro Cristo Redentor - Porto Alegre (RS)
Planeje a compra de seu imóvel
- Quem pretende comprar por financiamento deve ter uma reserva (entre seis e 12 meses de salário) para esse tipo de operação financeira, para evitar que um eventual aperto nas contas leve à inadimplência.
- Imprevistos como doença, queda de renda ou desemprego devem ser levados em conta, ainda mais em um período instável da economia como o atual.
- Compare as taxas de diferentes bancos e não se deixe levar apenas pela sugestão da imobiliária.
- Evite assumir uma prestação que seja superior a 20% da renda familiar mensal.
- Se você já planeja a aquisição e vem se ajustando financeiramente, a Galeria de Imóveis pode ser a chance de um bom negócio.
- Tome cuidados ao assumir a parcela, pois quem não paga corre o risco até da perda do imóvel: a chamada retomada por parte da instituição financeira.
- Reúna a família e converse sobre o tema. Um ponto a ser levado em conta é o custo de vida da região onde se deseja morar, que pode ser mais alto do que o atual.
- O caminho mais seguro é poupar parte do que ganha. Faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação e comece a guardar o equivalente a essas parcelas em um investimento conservador, como CDB, ou Tesouro Direto.