Levantamento parcial da Secretaria Estadual da Fazenda indica que 728 mil motoristas pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019 com o desconto máximo no Rio Grande do Sul. O prazo termina nesta sexta-feira (28). Os pagamentos representam R$ 608 milhões.
Os números finais do dia só serão conhecidos na próxima quarta-feira (2), com a computação de informações pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), já que os pagamentos poderão ser feitos até as 23h59min por home banking.
O Rio Grande do Sul tem mais de 6,7 milhões de veículos emplacados. O desconto máximo acumulado para quem pagou até esta sexta-feira (28) chega a 25,4%. Para isso, o motorista não pode ter multas em seu nome nos últimos três anos e ter inscrito cem notas ou mais no Programa Nota Fiscal Gaúcha.
Quem perdeu o prazo e optou por pagar o imposto em janeiro, ou ainda de forma parcelada, segue tendo descontos escalonados: 3% até 31 de janeiro, 2% até 28 de fevereiro e 1% até 29 de março.
O cronograma de vencimentos conforme o final das placas tem início em 1º de abril, para os veículos com final de placa dígito 1, e assim segue até o dia 24 de abril, último dia para pagamento das placas com final zero.