Quem consome bebidas alcoólicas provavelmente já ficou encantado com a agilidade e as criações dos bartenders em algum evento. Aquela técnica que parece truque de mágica para entregar um drink todo decorado, no ponto perfeito, não faz sucesso à toa: o Brasil está entre os países que mais consomem e importam destilados (a matéria prima de quase todo drink) no mundo, segundo dados do Euromonitor International e do Comex Stat. Portanto, um terreno fértil para o sucesso da coquetelaria.
Se você curte misturas bem elaboradas, veja essas dicas para praticar em casa e fazer sucesso com os amigos e a família. Sob o risco de ser sempre a pessoa escolhida para preparar o próximo drink.
Criatividade e mente aberta
Grande parte dos coquetéis mais famosos são feitos à base de frutas com as quais já estamos acostumados e que existem em abundância no Estado. Por isso, vale mapear os sabores que você já gosta e começar por aí – faça a sua listinha pelo app do Supper Rissul. A vontade de explorar novas composições devem surgir com o tempo, na medida que a criatividade vai tornando as criações mais autênticas.
Equipamentos básicos
Não é todo mundo que tem um mixer profissional em casa, e está tudo bem. Dá para começar sem grandes investimentos. Especialistas costumam recomendar um kit básico de coqueteleira em inox, um liquidificador e forminhas de gelo. Taças e copos próprios para drinks completam esse primeiro passo. Conforme o hobby evoluir, outras peças mais sofisticadas podem sempre ser incluídas.
Iguarias especiais (mas não complexas)
Já ouviu falar na caipirinha de manjericão? E na queridinha Bloody Mary, que leva até molho inglês? Pois é. Kits próprios para determinadas bebidas também incluem anis estrelado, gengibre ou diferentes tipos de pimenta em grãos, por exemplo. A boa notícia é que a maioria desses ingredientes pode ser encontrada no supermercado.
Caso você tenha receio de gastar demais, lembre-se de que fazer drinks em casa sai geralmente mais barato, porque os bares têm toda uma operação comercial envolvida que se reflete nos preços. Ou seja: mesmo que você encha mais o cestinho do que o normal, ainda estará fazendo um negócio interessante – já que ainda pode aprender praticando.
Conte com os amigos
Convidar as pessoas mais próximas para provar suas criações é uma brincadeira em que todo mundo ganha. Procure planejar como um jantar, calculando a quantidade de insumos e quantos convidados estarão presentes. Caso note que ainda faltou algo depois de ir às compras (vai mais gelo?), o Supper Rissul oferece uma lista variada de produtos no iFood, que permite agendar e receber na porta de casa. Com tudo pronto, é só colocar em prática – e se consagrar.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.