O aumento da produtividade no campo passa por um processo organizado e eficiente de gestão. Na cadeia leiteira, não é diferente. Boas práticas no manejo do rebanho e da propriedade tornam os negócios sustentáveis – em todos os sentidos –, além de garantirem a permanência das famílias na atividade e no campo. Aprimorar a gestão é o foco do projeto Lactaleite, implementado pela Lactalis para assessorar os produtores diretamente no campo.
A iniciativa é tema da websérie “Caminhos do Leite”, disponível no canal da empresa no YouTube. O terceiro episódio explica o trabalho de suporte dado aos produtores pela Lactalis e relata os resultados já alcançados pelas famílias. Por meio da história de vida de produtores gaúchos, o filme mostra o impacto da profissionalização da gestão nas novas gerações, que começam a tomar as rédeas da produção.
Por trás desse suporte, está o entendimento de que propriedades com gestão eficiente são mais atrativas e convidativas à sucessão. Os especialistas da Lactalis defendem que, nos locais em que as finanças são bem geridas, há previsão de ganhos futuros, planejamento e se vislumbram projetos e melhorias. Tudo isso é fundamental para manter o jovem no campo.
– Nesse assessoramento de gestão que concedemos a nossos produtores, mostramos a importância de abrir a mente para novas ideias, ouvir os filhos e parceiros e implementar melhorias. Isso tudo instiga os filhos a se manterem na atividade porque veem um futuro no campo – explica o CEO da Lactalis Brasil, Roosevelt Júnior.
Evolução
A cadeia leiteira gaúcha dispõe de grandes oportunidades de otimização de processos mesmo que tenha um dos melhores rebanhos do país.
– O produtor gaúcho é um dos mais dedicados e eficientes do Brasil. No entanto, na hora de gerenciar a propriedade, estimar custos e receitas, sempre há pontos a avançar – observa Júnior.
Segundo o gestor, é preciso ter atenção na hora de fazer as contas – e isso não quer dizer não gastar. Muitas vezes, é importante saber investir, ganhar escala de produção e aumentar o rebanho para diluir custos fixos. A Lactalis dá suporte aos produtores com assessoramento constante, por meio do Clube do Produtor e também do Lactaleite – projeto que começou há cinco anos, no Rio Grande do Sul, e hoje atende cerca de 900 produtores em todo o Brasil.
Apoio técnico
Pensado como um programa de assessoramento 360, o Lactaleite ajuda na capacitação para cumprir diversos processos. O corpo técnico da empresa oferece consultoria para composição de ração do gado, investimentos e benfeitorias, além de ajudar na escola de insumos e equipamentos.
– Para participar, é preciso vontade de mudar. O Lactaleite não inclui só os grandes produtores. Muito pelo contrário. Ser um produtor Lactaleite exige vontade de fazer melhor todos os dias. Nossa experiência em produzir leite em diferentes cenários nos traz o conhecimento para orientar esses homens e mulheres que vivem do leite e querem um leite cada vez melhor – conclui o CEO da Lactalis Brasil.