A inadimplência ficou estabilizada durante o mês de outubro no Rio Grande do Sul. É isto que mostra o levantamento elaborado pela Assessoria Econômica da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, que aponta que o percentual de consumidores com restrições de crédito no Estado foi de 31,67%, em comparação com o mês de setembro. Quitar dívidas e voltar a ser um consumidor ativo, muitas vezes, exige tempo e deslocamento. Pensando em facilitar a conexão entre inadimplentes e empresas de todo o Rio Grande do Sul, a CDL POA lançou a sétima edição do Super Feirão Zero Dívida, uma forma de auxiliar os gaúchos a limparem o nome, aproveitando as receitas extras do final do ano. Com mais de 4,5 mil empresas participantes, o feirão ocorre de forma digital, facilitando o acesso dos consumidores e oferecendo condições especiais de quitação.
– Para o lojista, é a oportunidade de melhorar a recuperação de grandes ativos e aumentar o fluxo de caixa, trazendo de volta aqueles clientes que não podiam mais consumir seus produtos ou serviços – aponta o presidente da entidade, Irio Piva.
Para participar do Super Feirão Zero Dívida, basta acessar o site exclusivo do evento, e interagir com o Renê, um assistente virtual que orienta os consumidores sobre o melhor caminho para quitar suas dívidas e, na sequência, preencher os dados solicitados.A iniciativa de usar a tecnologia surgiu durante a pandemia, momento em que o Renê entrou para o feirão, já que era um momento em que a proposta passou a ser 100% virtual. A escolha do formato tem como objetivo democratizar ainda mais o acesso dos consumidores às negociações para saírem do vermelho e voltarem a fazer negócios ainda em 2024.
Em entrevista, o Presidente da CDL POA, Irio Piva, comenta sobre a iniciativa. Confira:
Como surgiu a proposta do Super Feirão Zero Dívida?
O Super Feirão Zero Dívida surgiu em 2017, com o objetivo de auxiliar os gaúchos a saírem da inadimplência, aproveitando as receitas extras de fim de ano para quitarem suas dívidas. Para o lojista, é uma oportunidade de melhorar a recuperação de grandes ativos e também aumentar o fluxo de caixa, trazendo de volta aqueles clientes que não podiam mais consumir seus produtos ou serviços.
Que benefícios os consumidores irão encontrar para quitar suas dívidas dentro do site?
Temos um assistente virtual, o Renê. Por meio dele, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas e buscar oportunidades exclusivas que facilitem seu pagamento para iniciar o próximo ano fora do vermelho.
Como surgiu essa iniciativa do assistente virtual do Feirão, o Renê, e como ele vai colaborar com o atendimento dentro do site?
O assistente virtual Renê surgiu em 2020, devido à pandemia. Naquele período, não foi possível realizar o Super Feirão Zero Dívida de forma presencial. Assim, o atendimento virtual foi iniciado. Neste ano, teremos uma campanha 100% digital novamente. Dessa forma, democratizamos o acesso a todos os moradores do Rio Grande do Sul, para que eles possam quitar seus débitos e voltar a fazer negócios. Através do Renê, os consumidores poderão verificar suas pendências e entrar em contato diretamente com as empresas credoras em busca da melhor negociação.