O varejo brasileiro está otimista com as vendas da Black Friday. Marcada para o dia 29 de novembro, é considerada uma das principais datas para o comércio do país e promete movimentar também os empreendedores, especialmente os que investem em vendas no formato digital. A consultoria Neotrust Confi projeta um crescimento de 9,1% no faturamento do varejo online durante os dias de desconto em 2024.
Para os micro e pequenos negócios, a Black Friday pode ser uma oportunidade estratégica. Para a analista de projetos do Sebrae RS, Katia Boeira, aumentar o faturamento em um curto período, atrair novos clientes, se conectar com quem já conhece o negócio e escoar produtos de baixo giro são alguns dos benefícios que uma campanha promocional pode trazer para os empreendedores. Porém, ela alerta que a empresa precisa ter planejamento, execução e acompanhamento dos resultados para que a proposta seja lucrativa.
– É importante que a pequena empresa foque em uma campanha maior e não apenas na data da Black Friday. Diluir as vendas ao longo do mês tem demonstrado ser mais efetivo para os pequenos negócios – orienta Kátia.
Um dos desafios para o pequeno negócio durante a Black Friday é o estoque. Quando mal planejado, pode resultar em perdas financeiras. Por isso, Katia destaca que é preciso saber dimensionar e gerenciar o estoque para garantir um melhor aproveitamento do aumento da demanda sem comprometer o fluxo de caixa e a rentabilidade. A equipe também precisa estar treinada e alinhada, já que a data traz um aumento no ritmo de trabalho.
– A operação dos pequenos negócios também é impactada, exigindo maior eficiência logística e operacional. Se a empresa não estiver preparada para lidar com o aumento do volume de trabalho, podem surgir problemas como atrasos nas entregas, erros de pedidos, insatisfação dos clientes e, consequentemente, uma má experiência de compra – lembra a analista.
Outro ponto que merece atenção durante os dias de desconto são os canais digitais. Por serem uma ferramenta poderosa para atrair clientes e divulgar as principais ofertas, é necessário organização e, em alguns casos, uma equipe específica para atender por estes meios. Quando abriu a PR Saboaria, especializada em cosméticos sustentáveis, a empresária Priscila Machado da Rosa fazia questão de atender os clientes que faziam contato via WhatsApp e Instagram, mas o aumento das vendas trouxe uma nova rotina para a empresa. Ao participar do projeto Conexão E-commerce, promovido pelo Sebrae RS, Priscila conheceu outros empreendedores e contou com mentoria de profissionais experientes para melhorar a experiência de compra e organizar os estoques para períodos promocionais.
– Comecei a entender melhor como planejar as minhas ações de vendas e a estabelecer as metas da empresa. Empreender pode ser muito solitário e ter mentores que te auxiliem nesta caminhada faz toda a diferença – lembra a empresária.
Além de cursos e conteúdos gratuitos, o Sebrae RS também disponibiliza consultorias e acompanhamento de desenvolvimento para pequenos negócios focados no crescimento das vendas por meio de canais digitais. Utilizar stories, postagens e lives para aumentar a visibilidade das ofertas são algumas das estratégias válidas para garantir o sucesso da Black Friday dos pequenos negócios. Um estudo divulgado pela Pmweb mostrou que as mensagens promocionais do WhatsApp tiveram 468% mais probabilidade de conversão do que os outros canais no final de semana de descontos.
– Oferecer descontos ou vantagens exclusivas para quem realizar a compra online ou por meio das redes sociais, como frete grátis ou brindes especiais, estimula os consumidores a comprarem diretamente por esses meios – alerta Katia.
De olho em novos clientes sem perder o foco na identidade da empresa, Priscila prepara a PR Saboaria para a Black Friday com cautela e criatividade, trazendo uma oferta já validada no ano passado, mas com algumas modificações.
– Nossa missão é incentivar o consumo sustentável. Assim, a oferta precisa ser coerente para que os clientes aproveitem a oportunidade para comprar o que realmente faça sentido para eles – explica.