Para entender o comportamento dos clientes nos supermercados, a empresa Dunnhumby desenvolveu a pesquisa IPCon, cujo levantamento apontou cinco pilares em que os consumidores baseiam o seu consumo. Entre os pilaresencontramos a Experiência de Loja, que contém atributos como equipe disponível, ambiente sofisticado e disponibilidade de produtos. Mas o destaque para a Experiência de Loja fica por conta das características ambiente limpo e ambiente prazeroso.
Ainda de acordo com a pesquisa, ao manipular os produtos, existe o risco constante dos clientes derrubá-los, molhando o chão e, por sua vez, deixando-o escorregadio, além de também provocar um odor forte no ambiente. Para que essa experiência no estabelecimento não seja ruim para o consumidor, a equipe de limpeza precisa ser rápida e, para isso, existe uma logística de eficiência e higienização especial.
Especializado em limpeza profissional, o diretor da Sislimpa, Fabiano Pozobon, explica como funciona o processo. Confira:
Atualmente, como está o segmento de limpeza nos ramos do varejo supermercadista e atacadista?
Hoje, o segmento supermercadista é um dos que mais cresce na nossa empresa. Com o passar dos anos, o entendimento de que um ambiente limpo traz mais pessoas para as lojas fez com que a grande maioria dos supermercadistas colocassem uma atenção especial para a limpeza. No passado, o uso dos produtos das gôndolas era frequente, sem que se tivesse muita atenção ao processo da limpeza em si.
Com um produto profissional, conseguimos entregar uma qualidade muito superior, com um custo bem menor. Já que a diluição é muito alta é preciso poucos mililitros de produto em um litro de água para que ele faça uma limpeza eficiente, custando no final poucos centavos. Atingimos assim um espectro de limpeza muito maior que o produto doméstico. É uma grande performance de custo.
Aliado a isso, a mecanização da limpeza traz um ganho de produtividade muito grande durante a limpeza do supermercado. Uma máquina de lavar e secar o piso, com apenas uma pessoa operando, consegue lavar a partir de 600 metros quadrados de piso em uma hora. Isso libera mais tempo do pessoal da limpeza para se dedicar aos pontos mais importantes de contaminação.
Como são usados esses produtos?
Como são produtos concentrados, com poucos mililitros por litro de água, há a necessidade da instalação de diluidores, que darão a certeza de que a concentração de produto está correta. Esses equipamentos são fornecidos em comodato, por serem fundamentais ao processo.
O primeiro impacto que o nosso cliente vai observar é a redução de custo já no primeiro mês, principalmente pela eliminação do uso de água sanitária e álcool 70% para a desinfecção de superfícies. Na Sislimpa há mais de 12 anos não comercializamos álcool 70% para superfícies, pois não traz um processo eficiente e seguro, secomparado aos desinfetantes profissionais.
Também conseguimos trazer uma redução de estoque do cliente, pois são menos itens para fazer a limpeza total dos supermercados. Hoje em dia, com três itens se consegue limpar e desinfetar praticamente todo o estabelecimento. Com o uso das lavadoras de piso são colocadosapenas 200 mililitros de produto que é capaz de fazer a limpeza de aproximadamente 600 metros quadrados.
Em que situações os produtos podem ser utilizados?
Tanto para fazer a limpeza da área de circulação dos clientes, quanto para limpeza do piso e das gôndolas, além da parte da produção do supermercado, que engloba padaria, confeitaria e fiambreria. São detergentes e desinfetantes, todos com liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem usados na área alimentícia. É desta forma que geramos a segurança de que a limpeza não vai agredir nem o funcionário, nem o consumidor, caso eles venham a ter contato direto com o produto.
Quais seriam os diferenciais da Sislimpa para esse segmento?
Hoje contamos com uma equipe técnica e de venda muito competente. O acompanhamento constante do uso do produto, baseado na padronização dos processos, faz com que todas as lojas de uma determinada rede atuem de forma homogênea.
A partir do primeiro trimestre da implantação, nossa equipe de analistas inicia as comparações dentro das lojas da rede, para entender o custo por metro quadrado, custo por funcionário, etc. Isso serve para identificar qual loja necessita de mais treinamento e acompanhamento.