Setembro é o mês de aniversário do Supermercado Guanabara, que no dia 15 comemora 58 anos. Com nove lojas de varejo e uma de atacarejo, o mercado gera, atualmente, cerca de 2,4 mil empregos diretos no sul do Estado.
A primeira loja foi inaugurada em 1965, na Rua General Osório, em Rio Grande. Hoje o município sedia seis lojas de varejo e o primeiro atacarejo da marca, o GB Mix. Além disso, a rede ainda conta com duas unidades em Pelotas e outra em São Lourenço do Sul.
Para celebrar o aniversário neste ano, o Supermercado Guanabara mantém uma tradição que, segundo Luciano Canteiro, gerente de marketing da rede, está no DNA da marca: sorteios para os clientes e premiação, em vale compra, para entidades assistenciais. Mas, conforme Canteiro, a relação entre supermercado e consumidor vai muito além: são campanhas pensando na conveniência e na comodidade do público e também que proporcionam novas experiências às pessoas.
– Acho que o sucesso dessa rede é justamente esse envolvimento com a comunidade – avalia.
Ao longo do mês de setembro, o supermercado está organizando sorteios de vale compras no valor de R$ 500. A cada R$ 200 em compra, o cliente ganha um cupom. São 36 sorteios, e cada vencedor indica uma entidade assistencial para receber um vale de R$ 300. A promoção ainda vai sortear quatro iPhones 14 para clientes que, além das compras acima de R$ 200, postem no Instagram uma selfie junto a uma das urnas e marque o perfil @smguanabara na rede social.
Na entrevista a seguir, o gerente de marketing do Supermercado Guanabara, Luciano Canteiro, fala sobre esse trabalho de aproximação da rede com o seu consumidor:
O que os clientes podem esperar da campanha dessa comemoração de 58 anos?
É uma praxe nossa fazer campanha de sorteio no mês de aniversário, os clientes já esperam que isso aconteça e já ficam na expectativa. A gente sempre tem um cunho social em nossas campanhas. Embora a gente comemore junto de nossos clientes e tenha essa premiação para eles, também funcionamos como uma ponte para que o cliente possa indicar uma entidade assistencial para ganhar um prêmio. Isso acontece também em dezembro, na campanha de Natal. Essa comemoração é uma marca registrada das nossas campanhas. Eu trabalho no marketing há mais de 15 anos e quando eu comecei já era assim. Isso começou lá em 1966, quando foi comemorado o primeiro ano da primeira loja do Guanabara. O fundador já fazia isso, está na nossa raiz, no DNA da empresa, de não premiar só os clientes e sim essas entidades assistenciais.
O que você considera essencial para consolidar esses 58 anos de história?
O mais importante é esse envolvimento com a comunidade. Embora a gente seja de Rio Grande, onde o mercado foi fundado, esse envolvimento com clientes também aconteceu em Pelotas, quando a gente foi para lá, e em São Lourenço aconteceu a mesma coisa. Acho que o sucesso é justamente isso. Além de ser uma empresa revendedora de produtos, o Guanabara tem esse envolvimento com a comunidade.
O supermercado costuma ter campanhas sazonais, ações no inverno e na temporada de verão. Você considera isso importante para consolidar a história do Guanabara?
Acho que sim, é um dos motivos de sucesso. A gente está sempre de olho no mercado, na sazonalidade. A gente tem uma loja no Cassino e outra em São Lourenço, que são duas lojas de praia, vamos dizer assim. A gente percebe que não consegue aumentar o espaço físico da loja durante o verão, e ao mesmo tempo aumenta a quantidade de clientes que vão visitar as cidades nas praias. Diante disso, a gente abriu o pit stop, uma tenda, para que eles não precisassem entrar na fila no verão, possibilitando para eles uma maior comodidade e um maior aproveitamento do tempo de praia.
Agora no inverno, por exemplo: sabemos que é uma época que vende mais queijo e mais vinho. Nós colocamos uma tenda dentro das lojas e os fornecedores podem colocar seus produtos para degustação para que nossos clientes possam experimentar. Nossas campanhas são feitas para gerar experimentação para o cliente. Elas podem variar de um ano para o outro. Agora vai ter a campanha de verão, com espumantes e cervejas, provavelmente vamos usar comida de boteco. Ano que vem a gente vai ter que tirar outro coelho da cartola, queremos sempre inovar. Acho que as pessoas querem ter experiências novas, especialmente o pessoal mais novo. Então, a gente está sempre se reinventando. Essa é a maneira de ser visto, ser percebido pelos clientes como um supermercado diferente.
E quais são os planos do Guanabara para o futuro?
A gente está em um projeto de expansão, devemos abrir duas novas lojas no ano que vem. Ainda não vamos divulgar as cidades, mas será até agosto de 2024. Também vamos reformular mais uma loja e transformar em atacarejo, provavelmente até o final de 2024. Essa é uma tendência. Também queremos ter uma maior interatividade com o nosso cliente. Temos um clube de fidelidade hoje com mais de 150 mil pessoas cadastradas. Essa aproximação dos clientes com o clube vai acontecer com mais intensidade até o final do ano e também em 2024.
E como se explica essa relação que foi construída entre o mercado e os clientes nesses 58 anos?
Eu acho que os clientes e colaboradores se sentem tão à vontade dentro das lojas por ela gerar uma experiência de lojas de bairro. Nosso próprio slogan diz “você mora aqui”, e é como se fosse a segunda casa. Essa solidez construímos junto com os nossos colaboradores e com os nossos clientes. A gente tem uma ouvidoria junto com os clientes e entrega aquilo que eles querem. É como se fosse a segunda casa deles. Eles têm um sentimento de pertencimento ao mercado que nasceu aqui. O consumidor vai ver o presidente da empresa dentro da loja com seu carrinho, vai conversar com os diretores. A gente é muito aberto a esse tipo de conversação, é como se o cliente fizesse parte da empresa.