Para muitos, uma das épocas mais esperadas do ano, a Festa Junina (ou Festa de São João) não separa gerações. Popular entre os adultos, as crianças e até os idosos, os festejos convidam todos a se caracterizar, dançar, brincar e, obviamente, comer muitas comidas típicas como a paçoca, o pé de moleque, a canjica, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho e vários outros quitutes deliciosos. Nesse universo, destaca-se também uma espécie de chá feito com gengibre, canela e suco de uva, substituindo o famoso quentão.
Muito característica por seus símbolos e tradições que lembram a região nordeste, a festa remete à celebração pela fertilidade da terra e das boas colheitas. Mas também serve como um exemplo do quão vasto e diverso são os costumes de cada pedaço do Brasil.
Nas escolas, além de aprender sobre todos os significados da Festa, a celebração serve para os estudantes se divertirem e vivenciarem juntos novos ritmos, costumes e peculiaridades. Como, por exemplo, algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.
Este ano, para garantir a melhor festa junina aos pequenos com muita criatividade, o Rissul separou cinco dicas que vão ajudar na produção caipira:
1) Figurino
Festas temáticas podem provocar a criatividade do guarda-roupa. No caso das comemorações juninas, o look clássico com roupas xadrez, jeans, alguns retalhos e um chapéu de palha é imprescindível. No entanto, variações nas cores e elementos divertidos são sempre bem-vindos.
Para as crianças, uma maquiagem bem caricata e tons ousados costumam agregar muito nas brincadeiras. Não esqueça que pintar sardas, bigode e costeleta não sai de moda. Depois, é só caprichar no sotaque, sô!
2) Bolo de milho
Símbolo das comemorações à São João, em função da colheita de grãos, o milho também precisa marcar presença. Com esse bolo, a criançada vai fazer sucesso na escola:
Ingredientes
- 20 gramas de milho em conserva
- 250 gramas de açúcar
- 280 ml de leite
- 150 ml de óleo
- 190 gramas de fubá
- 3 ovos
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Modo de preparo
- Coloque o milho no liquidificador, sem a água, e adicione os ovos, o açúcar, o leite integral e o óleo;
- Bata em velocidade média por aproximadamente 4 minutos;
- Em seguida, unte uma forma com manteiga e enfarinhe com fubá;
- Despeje a massa e leve ao forno;
- Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 1h10min. Ou seja, até dourar e ficar sequinho;
- Por fim, retire o bolo, deixe amornar e desenforme com cuidado.
3) Amendoim doce
Por celebrar os bons cultivos da terra, é compreensível que os grãos e as raízes (que eram amplamente cultivadas pelos índios) tenham um papel importante nas Festas Juninas. E o amendoim, que se destaca tanto pelo preço acessível quanto pela infinidade de combinações, é mais um clássico que chega de diversas formas. Confira uma das principais:
Ingredientes
- 2 xícaras de amendoim cru
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de chocolate ou achocolatado em pó
Modo de preparo
- Misture o amendoim, o açúcar e a água;
- Leve ao fogo médio até levantar fervura;
- Acrescente o fermento e o chocolate (ou achocolatado);
- Por fim, mexa sem parar até ficar bem soltinho. Está pronto, basta distribuir!
4) Música e decoração
O ambiente também precisa estar preparado. Nas escolas, essa tarefa pode se tornar uma atividade divertida para realizar em grupos, onde cada um contribui com os seus talentos. Recortar, colar e pendurar bandeirinhas, por exemplo, é uma oportunidade de mobilizar os dons artísticos e a criatividade.
A animação fica completa com a música. Dos temas juninos, para dançar “quadrilha”, até as preferidas do momento. O importante é todo mundo entrar no clima.
5) Quentão sem álcool
Já que o acompanhamento mais tradicional é proibido para menores de 18 anos, segue uma versão sem álcool da tradicional bebida das festas juninas.
Ingredientes
- 200 gramas de gengibre
- 5 pedaços de canela em pau
- 1 colher de chá de cravo
- 1 litro de água
- 1 litro de suco concentrado de uva
- 2 xícaras de açúcar
- 2 limões ou laranjas
Modo de preparo
- Coloque em uma panela o gengibre, picado em pedaços finos, e o açúcar;
- Leve ao fogo, mexendo sempre, até virar uma pasta marrom (cuidado para não queimar!);
- Junte a água, a canela e o cravo;
- Deixe ferver por cerca de 20 minutos em fogo baixo;
- Por fim, esprema os limões (ou laranjas) e junte somente na hora de servir.
Gostou das dicas? No Rissul é possível encontrar muitos dos ingredientes para fazer as suas receitas juninas e compartilhar entre os pequenos. Fique por dentro de todas as promoções através do WhatsApp, adicionando o contato (51) 99678-4440 e enviando a mensagem “Quero receber ofertas!”. Além disso, a partir do dia 22 de junho você confere o novo encarte de São João do Rissul, com produtos típicos e mais para garantir a festa!
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.