De 21 a 24 de março, ocorre a Expoagro Afubra 2023. O evento é organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e sediado em Rincão Del Rey, em Rio Pardo, no interior do Rio Grande do Sul. Nesta 21ª edição, serão 284 expositores e 239 agroindústrias familiares espalhados em 35 hectares. Além disso, a feira terá espaço para venda de máquinas e de animais de pecuária, compra de crédito, palestras, fóruns, seminários e oficinas sobre campo, sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia.
– Ao ser fundada em 1955, um dos princípios da Afubra era buscar formas para que os produtores de tabaco pudessem produzir os próprios alimentos. Com o tempo, passamos a desenvolver ações voltadas para além da subsistência, com foco na diversificação de renda e de culturas. A feira entra neste contexto – explica o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles.
Inovação no agronegócio
Na edição do ano passado, a feira inaugurou o Espaço de Inovação do Agro. Trata-se de um local que busca promover uma experiência focada em fomentar oportunidades de negócios e fortalecer o ecossistema local de inovação.
De acordo com Alexandre Dal Molin Wissmann, coordenador do Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) e da Incubadora Tecnológica da Unisc (ItUnisc), a proposta do espaço neste ano é repetir o que foi feito na edição 2022 e incrementar algumas ações.
– Ano passado, presenciamos empreendimentos que conseguiram dentro da feira os contatos que os auxiliaram a alavancar seus negócios. Ou seja, é um bom local para pequenos agricultores, startups e grandes empresas, que podem enxergar novos caminhos por meio de inovação e tecnologia. Esse match entre diferentes atores, inclusive, é algo muito importante no interior do Estado – comenta o profissional.
A programação do Espaço de Inovação do Agro contempla palestras, painéis e encontros empresariais que visam proporcionar aos visitantes acesso a informações sobre os mercados de inovação gaúcho e brasileiro.
– Todos os parceiros estão envolvidos para trazer novidades e esclarecimentos sobre inovação, sustentabilidade, novas tecnologias e mais, sempre com um viés voltado para agricultura – adianta a gestora de inovação do Sebrae-RS, Cláudia Regina Kuhn.
Expectativas em alta
Este é o segundo ano que a Expoagro Afubra ocorre durante quatro dias. Com o sucesso da última edição, a Associação decidiu continuar com o formato. A expectativa é atrair público semelhante ao da feira de 2022, quando houve recorde de visitantes, com 180 mil pessoas no parque e cerca de R$ 220 milhões movimentados em negócios.
– Ano passado, nossa expectativa era poder realizar a feira com o público que viesse, pois ainda vivíamos as questões da pandemia de covid-19. Mas, para nossa surpresa, as pessoas compareceram em grande número. Para 2023, temos programação e infraestrutura completas para receber essa quantidade de visitantes novamente – conclui Dornelles.