Tradicional época de promoções nos Estados Unidos, a Black Friday ganha cada vez mais espaço no Brasil, neste ano marcada para a próxima sexta-feira (29). A ocasião é famosa por fazer multiplicar descontos generosos em lojas de variados departamentos: têxtil, eletrônicos, eletrodomésticos e móveis. Para se ter uma ideia, as vendas de 2018 na data foram 5 vezes maiores em relação a 2017, de acordo com um estudo construído pela equipe da RBS Intelligence. Com a popularidade da data, alguns lugares comuns vão se criando no imaginário dos consumidores e, por conta disso, elaboramos uma lista com mitos e verdades acerca da Black Friday. Confira!
1. Os preços da Black Friday de madrugada são mais baixos
Mito. Não há nenhum dado que comprove que as lojas abaixam mais os preços durante a madrugada. O que acontece é que os produtos com maior desconto e melhor custo-benefício geralmente têm estoque limitado, o que faz com que eles acabem um pouco mais rápido. Por isso, as pessoas procuram logo nas primeiras horas de promoção, na madrugada de sexta-feira. Outro fator que leva os consumidores a comprarem nesse horário são as ofertas relâmpago, que muitos e-commerce fazem para atrai-los. Assim, vale destacar que, embora seja mito que o preço de um determinado item fique mais baixo depois da meia-noite, pode ser bom ficar online nesse período caso você esteja de olho em um produto disputado, como eletrônicos.
2. Os descontos são reais
Verdade. Mas, é preciso pesquisar. Aquela ideia repercutida pelos mais desconfiados de que muitas empresas oferecem produtos pela "metade do dobro", com preços inflados dias antes para parecerem mais baratos na data do evento realmente pode acontecer. Porém, é uma tendência que está mudando, em grande parte graças ao comportamento do consumidor, que passou a monitorar os valores praticados pelo varejo para não cair em descontos enganosos na Black Friday. Há uma série de dicas para economizar dinheiro nas compras. A principal delas, como já destacado, é monitorar os preços e criar alertas de promoções, ferramenta presente em praticamente todos os comparadores.
3. É melhor fazer compras online
Meio verdade. Lojas físicas também participam da Black Friday, frequentemente oferecendo ótimos descontos. A grande vantagem de comprar online é que há mais opções de lojas, já que muitas entregam em todo o Brasil com frete grátis (ou cobrando taxas baixas). As grandes varejistas também costumam oferecer promoções exclusivas em seus aplicativos, o que torna o ambiente web ideal para aproveitar a data.
4. É a maior data do comércio
Mito. A Black Friday se tornou uma data extremamente importante para o comércio brasileiro, movimentando R$ 2,6 bilhões apenas no e-commerce em 2018. No entanto, o evento ainda fica atrás do Natal, que alcançou R$ 9,8 bilhões em vendas online no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
5. Todos os produtos de uma loja participante estão com desconto
Mito. Uma loja que participe da Black Friday não é obrigada a oferecer desconto em todos os seus produtos. Na verdade, quase nenhuma delas faz isso. Os itens com preço promocional são apenas os anunciados como tal; os demais seguem com valores normais. Aliás, essa é a principal tática dos vendedores para lucrar na data: dar desconto em uma pequena parcela do estoque para atrair consumidores e então fazê-los gastar em itens com preço cheio.
Confira as ofertas que selecionamos:
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