Quando o assunto é a aquisição de um bem, seja imóvel ou veículo, frequentemente surge a dúvida de qual é a melhor forma de investir. Quem não conta com dinheiro suficiente ou não quer se descapitalizar para comprar à vista, pode recorrer a duas alternativas: consórcio ou financiamento. Essa decisão afeta diretamente o planejamento financeiro e depende do tempo que o comprador pode esperar e de quanto está disposto a pagar. Ambas são opções disponíveis e consolidadas no mercado e oferecem propostas diferentes.
O consórcio é uma forma de compra planejada: um grupo de pessoas com vontade de adquirir um bem parecido cria um fundo, que é administrado por uma empresa. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o sistema de consórcios registrou em 2018 um crescimento nos negócios que atingiram R$ 106,08 bilhões, 4,6% acima dos R$ 101,47 bilhões do ano anterior. Já o financiamento é diferente, pois é a pessoa direto com o banco, criando uma dívida como em qualquer compra parcelada.
Para descobrir qual é o melhor formato para o seu bolso, destacamos alguns pontos para ajudar nessa avaliação. Escolha a que melhor cabe no seu orçamento e nas suas expectativas:
Entrega do bem
Quem não tem pressa para receber a carta de crédito ou usufruir do bem, pode optar pelo consórcio. Aqui, a ordem dos contemplados é definida por sorteio. Uma alternativa para acelerar esse processo é a oferta de lance. O financiamento permite que você receba o bem de imediato, assim que a operação é aprovada.
Taxas e juros
O financiamento tem juros. E, por isso, o comprador acaba pagando mais para adquirir o bem. O consórcio é sem juros e tem apenas uma taxa de administração.
Entrada
O consórcio não exige entrada. O financiamento pode ou não ter entrada, depende do que o consumidor acordar na hora da compra. Porém, a maioria dos bancos e financeiras tem adotado como princípio para compra uma entrada de pelo menos 20% do valor total do bem desejado.
Para quem ainda tem dúvidas ou quer mais informações, a Racon Consórcios oferece em seu site a possibilidade de realizar uma simulação online. Dá para calcular o valor aproximado do bem que você deseja adquirir ou das parcelas para aquisição do seu consórcio. Acesse e confira.