A importância da produção agropecuária para a região noroeste do Rio Grande do Sul estará em destaque na 7ª edição da ExpoAgro Cotricampo, que começa nesta quinta-feira (23), em Campo Novo. Além de apresentar novidades para o setor, a feira será ambiente de negócios e debates sobre a atividade agrícola desenvolvida na região, em especial à produção leiteira e a integração com os demais sistemas produtivos.
Conforme a organização, são esperadas mais de 30 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, superando o público da edição passada. As expectativas também são altas para os negócios. Segundo o presidente da Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo (Cotricampo), Gelson Bridi, a feira deve movimentar R$ 300 milhões — acima dos R$ 190 milhões comercializados no ano passado.
— É uma feira de negócios, inovação e tecnologia para o setor, que além de tudo traz muito debate e muita informação aos nossos agricultores e associados — destaca Bridi.
O presidente ressalta que o local que recebe do evento passou por melhorias. O espaço destinado aos expositores foi ampliado, com aumento de 15% em área na comparação com a última edição da feira. Serão 224 expositores participando neste ano. Também foi construída uma estrutura nova para abrigar os cerca de 200 animais que estarão em exibição, levados por cabanhas gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná.
As novidades se estendem à programação e incluem classificatória do Circuito Estadual do Exceleite, realizado na feira oficial das raças holandesa e jersey. Será o primeiro ano da Expoagro Cotricampo sediando a etapa da competição leiteira.
— Trouxemos um novo evento para dentro da feira, que é uma classificatória das raças e que depois será definida na Expointer. É o primeiro ano — diz Bridi.
A produção de leite também será tema do painel Campo em Debate, na sexta-feira (24), às 14h. Em conversa mediada pela jornalista e colunista do Grupo RBS Gisele Loeblein, especialistas irão debater sobre os desafios e oportunidades da produção gaúcha no 10º Seminário Regional do Leite, da RBS TV. O painel será transmitido via YouTube de GZH.
Ao longo da programação, o público ainda poderá conhecer tecnologias para o campo, novos produtos e pesquisas desenvolvidas por universidades e entidades parceiras como Emater e Embrapa. A programação completa da feira pode ser acessada no site oficial da ExpoAgro Cotricampo.
O evento ocorre entre os dias 23 e 25 de fevereiro, das 8h às 18h, no Parque ExpoAgro (RS-518, Km 1,5, acesso à Campo Novo). A entrada é aberta ao público, sem cobrança de ingresso e de estacionamento.