Começaram a chegar nesta segunda-feira (22) ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, os primeiros animais que participarão da 45ª edição da Expointer. Seguindo a tradição dos últimos cinco anos, a cabanha Infantada, de Santiago, na Região Central, foi a primeira cruzar os portões, que abriram por volta das 8h.
Neste ano, o momento foi de emoção para a família responsável pela cabanha, que chegou a cogitar não vir ao evento. Isso porque o cabanheiro Paulo Roberto Moraes Arocha, 61 anos, já conhecido por sempre liderar a fila com seus animais, faleceu recentemente.
— Ainda é doído, mas a receptividade e como ele era conhecido aqui dentro nos emociona muito. É um misto de alegria com tristeza — contou entre lágrimas o filho, Paulo Roberto Moraes Arocha Filho, 35 anos.
Os familiares decidiram manter a tradição para homenagear o patriarca e competir com os ovinos das raças merino australiano e ile de france. O ônibus da cabanha chegou às 16h de domingo (21) e ficou a postos para acessar o parque.
— A gente sempre espera ganhar, mas vamos ver o que nos aguarda. Temos uma genética muito boa, com uma seleção muito rígida que meu pai fazia —comenta.
O governador Ranolfo Vieira Júnior fez a abertura dos portões. Segundo a organização, é a primeira vez que o chefe do Executivo participa deste momento.
No total, 6.378 animais foram inscritos para a feira. Após a entrada no parque, todos passam por exame das equipes de Defesa Sanitária das secretarias estaduais da Agricultura e de Desenvolvimento Rural.
Os exemplares que participam de julgamento têm prazo até as 22h de sexta-feira (26) para ingressar no parque. Nos outros dias, o acesso é para os animais rústicos, que participam de provas e leilões.