O primeiro dia da 45ª edição da Expointer, considerada uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina, começou com calor e sol, neste sábado (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.
Centenas de pessoas formavam filas antes da abertura dos portões para entrada no evento, que simboliza a retomada ao modelo presencial e liberado para o público como era antes da pandemia.
A pensionista Edeltraue Kollert, 62 anos, veio de Agrolândia, em Santa Catarina, para prestigiar a feira. Segundo ela, a fila para acessar o parque não estava demorada, mas houve imprevistos.
— Pedem carteirinha de estudante para os jovens aqui nas catracas de entrada, mas não quando compramos os ingressos na bilheteria — reclamou.
As irmãs Beatriz de Almeida Moraes, 68 anos, e Riomar de Almeida Solano, 66, vieram de Curitibanos, também em SC. As duas trabalham no setor da agropecuária.
— Com esse dia lindo e maravilhoso, espero que essa Expointer seja melhor que a dos últimos anos — disse Beatriz.
— Criamos cavalos campeiros, mas, desta vez, não trouxemos animais para a exposição — contou Riomar.
Houve uma cerimônia de abertura, às 9h, que contou com as presenças do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, entre outras autoridades organizadoras da exposição.
— Nossa expectativa é de que seja a maior Expointer de todos os tempos — enalteceu Ranolfo, pilchado com chapéu, lenço vermelho, bombacha e botas.
O governador, que compartilhou viver intensamente a feira, por ser de Esteio, disse que o cenário é, de fato, de retomada:
— A Expointer é o momento para nós, gaúchos e gaúchas, mostrarmos nossa principal vocação para o Brasil e para o mundo. É a retomada e a primeira pós-pandemia — discursou.
O tratador Matheus César da Silva, 20 anos, veio de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, para sua primeira Expointer. Ele cuida dos animais de corte.
— Será minha primeira vez aqui, mas acho que vai ser uma ótima feira — disse.
O colega dele, Matheus Tâmara, 35, também veio de longe, de Santana do Livramento, para participar do evento.
— Será uma das melhores feiras. O nível dos animais melhorou bastante — observou o tratador, visivelmente esperançoso com o retorno presencial do evento. — Se Deus quiser, será a melhor feira de todas — completou.
Pavilhão da Agricultura Familiar
Um dos locais mais procurados pelos visitantes é o Pavilhão da Agricultura Familiar, situado à esquerda, logo à frente de quem chega pelas entradas 2 ou 3. O espaço conta com 337 estandes de 268 agroindústrias. Do total de inscritos, 59 participam pela primeira vez do evento. São 10 expositores a mais do que em 2019.
No espaço, as pessoas encontram cucas, chimias, queijos, salames, linguiças, bolos, cachaças, sucos e vinhos. Também há variedades de plantas, flores e mudas à venda. A agricultura familiar operou no modelo drive-thru, em 2020, e com empreendimentos restritos no ano passado.
O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, espera uma grande edição:
— A sensação é que será a maior Expointer até hoje — resumiu, salientando que estava impressionado com o grande público nas primeiras horas da manhã.
Outras atrações da feira
Conforme os organizadores, uma das novidades desta edição será o espaço dedicado à inovação no agronegócio, o RS Innovation Agro. Trata-se de um hub para compartilhamento, debate e divulgação de soluções tecnológicas para o setor. Funcionará dentro da Casa da Febrac, na Avenida Boulevard. Devem participar 60 startups, 10 empresas e cem palestrantes.
Entre as atrações dos próximos dias, está o Desfile dos Animais Grandes Campeões da feira. Será na sexta-feira (2), às 10h, na Pista Central. No mesmo local serão entregues as Medalhas Assis Brasil para pessoas que se destacaram no agronegócio.
A área de máquinas e implementos agrícolas contará com a presença de 155 empresas. E serão 6.378 animais ocupando os diversos pavilhões do Parque Assis Brasil.
Vacinação no parque
Há uma unidade fixa de vacinação contra covid-19, pólio e gripe (influenza) no parque. O estande fica na praça central, próximo ao Pavilhão Internacional, com funcionamento diário das 9h às 18h. As doses oferecidas são destinadas aos públicos infantil e adulto. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SES/RS) e a prefeitura de Esteio.
SERVIÇO:
- O quê: 45ª edição da Expointer
- Quando: de 27 de agosto até 4 de setembro
- Horário: 8h às 20h30min
- Onde: Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
- Preço dos ingressos: R$ 16 (meia entrada para idosos com 60 anos ou mais, estudantes com carteira estudantil de identificação e pessoas com deficiência. (Crianças até seis anos, acompanhadas pelos pais, não pagam)
- Local de acesso: pedestres acessam pelos portões 2 e 6
- Estacionamento: R$ 40 (entrada pelo portão 15)
- É possível adquirir ingressos na bilheteria física do evento, ou pela internet
- Informações: www.expointer.rs.gov.br