Após nove anos longe do Brasil, a "Copa do Mundo" do cavalo crioulo retorna ao país com mais de 300 competidores. A Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (ExpoFICC) começa na próxima segunda-feira no parque Assis Brasil, em Esteio. A mais importante competição da raça crioula no Mercosul, com cinco modalidades de disputa, deve atrair um público de 30 mil pessoas.
Além dos competidores brasileiros, argentinos e uruguaios, o evento receberá delegações de França, Alemanha, Itália e Estados Unidos.
– A FICCC está para nós como a Copa do Mundo está para o futebol. Será um evento imperdível para quem admira e gosta de cavalos – destaca Eduardo Suñe, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), organizadora da edição deste ano.
O Brasil está representado por mais cem animais nas cinco modalidades em disputa. A competição internacional é itinerante e ocorre a cada três anos.
– A disputa certamente será muito competitiva, pois cada país fez suas seletivas e trará o que tem de melhor – resume Suñe.
A programação do evento terá ainda uma classificatória aberta à final do Freio de Ouro, que ocorre em agosto. A entrada no parque será gratuita.
Disputa internacional
Terça-feira (15)
18h – FICCC – Movimiento a La Rienda
Quarta-feira (16)
13h30min – FICCC – Julgamento morfológico (fêmeas e machos)
Quinta-feira (17)
7h – FICCC – Andaduras/figura/VSP/esbarradas (fêmeas e machos)
13h – FICCC – Admissão exposição morfológica
14h30min – FICCC – Prova mangueira 1 (fêmeas e machos)
17h30min – FICCC – Admissão paleteada internacional
18h – FICCC – Paleteada internacional
Sexta-feira (18)
8h – FICCC – Prova de campo 1 (fêmeas e machos)
13h30min – FICCC – Exposição morfológica (machos)
18h30min FICCC – Paleteada nacional
Sábado (19)
8h – FICCC – Exposição morfológica FICCC (fêmeas)
13h30min – FICCC – Exposição morfológica (campeonatos)
Domingo (20)
8h – Final da FICCC – Provas de mangueira, bayard sarmento e campo 2 (fêmeas e machos)