Uma reviravolta marcou a disputa entre os machos que concorriam ao Freio de Ouro 2017. O campeão despontou somente na última prova, a de campo.
Na dianteira durante toda a competição, e nas graças do público, o cavalo Esteio JB de Palermo foi eliminado na penúltima prova, a de Bayard/Sarmento, a tradicional esbarrada. Após o ginete Claudio Correia, 54 anos, concluir com êxito a etapa, os jurados identificaram um sangramento em uma das patas do cavalo.
Pelo regulamento da competição, seguindo práticas de bem-estar, o animal que tiver qualquer ferimento não pode continuar competindo. A regra é aplicada pelo segundo ano:
– Ninguém gosta de eliminar um competidor. Sentimos muito, como todos, mas o regulamento é claro e precisamos segui-lo – disse o jurado Luiz Alberto Martins.
Leia mais:
VÍDEO: final do Freio de Ouro 2017 foi decidida na última paleteada
Expointer teve abertura longe do público, "a portas fechadas"
Drones e identificação eletrônica: a pecuária do futuro já chegou ao RS
Quando a eliminação foi anunciada, o ginete veterano não conteve as lágrimas, levando o chapéu ao rosto antes de deixar a pista. Muito aplaudido pelo público visivelmente decepcionado, o cavalo abandonou a competição.
No 11º lugar entre os 14 conjuntos classificados para o domingo, PN Cambiasso desbancou os adversários na tradicional paleteada.
– A prova de campo, com o gado, foi determinante – avaliou Luiz Alberto Martins, jurado dos machos.
Montado pelo ginete Adriano Comunelo, natural de Viamão, o cavalo participou pela segunda final consecutiva do Freio. No ano passado, o conjunto conquistou o quarto lugar.
– É a realização de um sonho. Já tínhamos chegado muito perto – disse Comunelo, 32 anos.
Criado pela Cabanha Positivo, de Portão, o cavalo é filho da égua Santa Elba Señuelo, que sagrou outros filhos grandes campeões.
– É o resultado de uma genética excepcional. O PN Cambiasso é domingueiro: quando chega no domingo ele faz diferente – comemorou Jonas Leopoldino de Souza, proprietário da cabanha, que investe na raça crioula há 10 anos.