Após um ano de instabilidades, o mercado nacional de fertilizantes deve viver um momento positivo e de firmeza em 2023: é o que apontam as consultorias especializadas em commodities agrícolas, com base em dados da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos). Este cenário positivo se dá pela melhora na relação de troca entre sacas de grãos e fertilizantes e pela necessidade do retorno à adubação em níveis pré-2022, o ano em que o produtor optou por usar as reservas nutricionais de seu solo.
O Rio Grande do Sul, um dos maiores estados produtores e exportadores de fertilizantes do país, tem o potencial produtivo e logístico de apoiar essa retomada do consumo, conectando agricultores com soluções desenvolvidas nacionalmente e com a capacidade de aumentar a sua rentabilidade e produtividade. Temas como esses estão presentes e podem ser conferidos em uma das maiores feiras do agronegócio internacional, a Expodireto Cotrijal 2023, que acontece em Não-Me-Toque até 10 de março.
E é com o objetivo de atender a essas demandas que a Yara, patrocinadora bronze do evento e líder mundial em nutrição de plantas, apresenta em seu estande um ecossistema completo de soluções, que vão além dos programas nutricionais completos voltados para as principais culturas da região – soja, milho, trigo e pastagens – até soluções tecnológicas e financeiras.
Dentre elas estão o Atfarm, ferramenta de monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, e o Ayra, sistema que gera recomendações nutricionais precisas e personalizadas para cada talhão do agricultor, a partir de análises de solo. Outro destaque é o Taló, programa de financiamento que promete ampliar a oferta de crédito para revendas, cooperativas e produtores com taxas de juros competitivas e prazos adequados ao ciclo da cultura do cliente.
Sustentabilidade
De forma complementar, a Yara apresenta pela primeira vez na Expodireto Cotrijal seus novos big bags - embalagens que fazem o armazenamento e transporte de insumos agrícolas, como o fertilizante, em plástico reciclado e 100% reciclável. As embalagens garantem a mesma funcionalidade e segurança no manuseio que os bags tradicionais. Além disso, têm o potencial de reduzir pela metade a emissão de gases de efeito estufa quando comparadas as embalagens anteriores e devem retirar, inicialmente, cerca de 2 mil toneladas de plástico virgem de origem fóssil do campo, de acordo com empresa.
São dois modelos: rPET (PET reciclado), que é fabricado com plástico reciclado e possibilita 100% da reciclagem do material, e o produzido com rPP (resina pós-consumo), com até 50% de material reciclado. Ambos estão disponíveis já em 2023, ano em que a empresa contará com metade de seu portfólio entregue em big bags sustentáveis, com a meta de alcançar 100% em um futuro próximo.
Experiência do cliente
Este ano, a Yara também celebra um ano de ‘Boa Colheita Produtores Rurais’, seu programa de fidelidade lançado na última Expodireto Cotrijal que beneficia os clientes que adquirem produtos Yara em qualquer canal de venda. Quem participa acumula pontos no marketplace Orbia e pode trocá-los por soluções agronômicas, como a licença de uso do Atfarm ou mesmo através de interações com experts agronômicos, além de itens como celulares, tablets e notebooks. Durante o período, foram mais de 500 milhões de pontos distribuídos, 6 mil clientes impactados e mais de 40 mil notas fiscais registradas, segundo a empresa.
– O programa apresentou, em um ano, resultados acima das expectativas, o que demonstra que o produtor rural está atento e aberto a novidades que envolvem a digitalização para o consumo de soluções cada vez mais completas e o aumento de produtividade dos cultivos – comenta Chantal Ghannam, Diretora de Marketing Estratégico e Digitalização da Yara Brasil.
Para celebrar o aniversário, a companhia fará a distribuição de vouchers de mil pontos do Programa aos visitantes que passarem pelo estande da marca. A distribuição é limitada.