Há uma estratégia bem caseira para começar o dia com o pé direito: o orgasmo matinal. Isso porque o prazer logo cedo, explica a psicóloga e sexóloga Lucia Pesca, estimula a liberação de endorfina e serotonina ao longo do período, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, que contribuem para a redução do estresse e da ansiedade dos afazeres.
O sexo matinal também ajuda a elevar os níveis de ocitocina, substância conhecida como o “hormônio do amor”, pois promove mais conexão entre os parceiros. Além disso, há um aumento nos níveis de IgA – anticorpo que fortalece o sistema imunológico e protege contra infecções.
— Amanhecer fazendo sexo faz com que hormônios sejam liberados durante o ato, os quais ajudam a fazer o nosso dia render mais. A pessoa vai estar munida de dopamina, ocitocina, bom humor, então encara de forma mais leve e focada as coisas que tem que fazer. Ela já sai de casa mais leve – salienta Lucia.
O orgasmo matinal é um aliado para quem tem dificuldades de concentração e de foco nas atividades essenciais da sua rotina. As substâncias liberadas no organismo no ápice do prazer ajudam o indivíduo sentir que sua cabeça não está tão cheia e focalizar o que precisa resolver e o que é prioridade.
— O sexo de manhã serve muito para quem quer não só passar bem o dia, mas também ter um dia mais focado, direcionado em solucionar coisas importantes. Uma das coisas que costumo dizer é “Você tem uma reunião importante ou algo para solucionar naquele dia? Transe de manhã” — ressalta Lucia.
Vale destacar que não é apenas o orgasmo que traz benefícios. O simples ato de se engajar numa atividade de prazer, já contribui para diminuição do estresse e aumento do bom humor. Mas é claro que, se houver orgasmo, melhor.
— O prazer gera autoconfiança. O orgasmo é bom, mas os meios são mais importantes que o fim — completa a psicóloga.
Voando solo
Para quem curte um autoerotismo ao despertar, uma boa notícia: masturbar-se também traz benefícios que acompanham a felizarda ao longo do dia. Segundo a sexóloga, há um reforço de amor próprio e autoestima:
— A pessoa se sente mais poderosa. Tanto é que a indicação da atividade sexual de manhã serve também para ter mais iniciativa para resolver suas atividades profissionais.
Como chegar lá
Quando os horários do casal não facilitam a transa pela manhã – um dorme tarde, o outro acorda cedo – é preciso fazer acordos e ter empatia. Uma sugestão da sexóloga é negociar o sexo matutino já na noite anterior, inclusive com um início de estimulação na hora de dormir.
— Dormir de conchinha também facilita para o casal se envolver mais de manhã. Também ajuda quando um aborda o outro direto no sexo oral. Outra ideia é irem para o banho juntos e transarem lá, sempre com muito uso de lubrificante — recomenda a sexóloga.
Outro ponto destacado pela especialista é que é importante ter iniciativa, mas fazer isso de forma delicada, aos poucos, sem expectativas mirabolantes ao raiar do dia.
— Comece a fazer carícias despretensiosas, até porque um jogo de humor do tipo “Ah, não quero nada, quero só dar uma brincadinha” já vai predispondo a pessoa ao orgasmo. Mas não fique esperando que vá terminar em orgasmo – se terminar, é melhor, mas não fique focado nisso. Só tocando e brincando um com o outro, num jogo amoroso, já ajuda bastante — conclui Lucia.