A grande final do Miss Brasil 2022 ocorre nesta terça-feira (19), a partir das 21h. O nome da vencedora será revelado em um jantar de gala para 200 convidados, realizado na Villa Verico, em São Paulo.
— Essa final será tradicional como sempre, com abertura, desfile de gala, de biquíni, resposta final do top 5 no palco e, aí sim, a escolha e a coroação da Miss Brasil — adiantou a diretora-geral da franquia Miss Universo Brasil, a empresária Marthina Brandt.
Neste ano, as etapas de seleção contaram com audições virtuais e entrevistas com os organizadores. As cinco finalistas foram anunciadas há duas semanas, incluindo a pelotense Alina Furtado, 26 anos, que representa o Rio Grande do Sul na competição.
Em entrevista à Donna, ela afirmou que "sabe da responsabilidade que é levar nosso Estado para o concurso nacional".
— Há algum tempo me preparo para essa trajetória, então ver a consolidação através do Top 5 me deixa muito alegre e com ainda mais força para seguir trabalhando e trazer essa coroa para gente — garantiu.
As finalistas
Além de Alina, também estão na final as representantes dos estados Amazonas, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará. A grande vencedora receberá a faixa pelas mãos da cearense Teresa Santos e representará o país no Miss Universo, que previsto para ocorrer no final deste ano. Confira quem são:
Rebeca Portilho, Amazonas
Isa Murta, Minas Gerais
Luana Lobo, Ceará
Mia Mamede, Espírito Santo
Preparação
As cinco finalistas chegaram à capital paulista no dia 15 e realizaram diversas atividades nos últimos dias. Na manhã de segunda (18), participaram de avaliação dos jurados, respondendo perguntas sobre vida pessoal e temas gerais, desde cultura, o papel da mulher, machismo ou conhecimento de línguas.
Em comunicado, Marthina Brandt ressaltou que a beleza não é o único quesito a ser avaliado pelos juízes para decidir a nova Miss Universo Brasil. "A candidata que for eleita vai representar a organização do concurso e também se transformará num símbolo para o país. E por isso precisa apresentar outras qualidades além da aparência. É fundamental que tenha uma personalidade que chame a atenção e se destaque entre as demais, além de ser comunicativa, segura, confiante e que tenha muita clareza em relação ao seu propósito na sociedade e no trabalho que desenvolve como miss", frisou.
Em entrevista à Donna nesta segunda, Alina Furtado falou sobre a rotina dos últimos dias. "Fiz aulas de oratória e no momento de responder tento manter a tranquilidade para que a resposta possa fluir de forma mais clara e eloquente", contou.
Transmissão
O público poderá acompanhar a cerimônia ao vivo por duas plataformas: o canal UMiss, disponível na plataforma de streaming Soul TV (que pode ser baixada de forma gratuita pelas smart TVs LG e Samsung ou pelos celulares Android e iOS) ou pelo canal do YouTube oficial do concurso.
A partir das 21h, GZH também acompanhará a cerimônia.