Estão definidas as três finalistas do Miss Brasil 2021. As candidatas do Piauí, Gabriela Lacerda, 19 anos; do Ceará, Teresa Santos, 23; e de Sergipe, Carol Valença, 27, compõem o top 3 do concurso, que teve sua final gravada na tarde deste domingo (7), a bordo de um navio de cruzeiro. Ao todo, 27 candidatas disputaram a competição.
A vencedora será conhecida pelo público na noite desta terça-feira (9), a partir das 22h. A transmissão ocorre pela plataforma de streaming Soul TV, pelo canal UMiss, no canal do cliente (500) e Canal Like (530), da Claro TV. O concurso não foi exibido ao vivo devido à instabilidade da transmissão em alto-mar.
No top 5, estiveram também as misses São Paulo, Bianca Lopes, 24 anos, que ficou com o quarto lugar, e do Amazonas, Rebeca Portilho, 23 anos, que ficou na quinta posição. Veja:
Espírito Santo, Minas Gerais, Roraima, Santa Catarina e Tocantins completaram as 10 finalistas. A Miss Rio Grande do Sul, Suellyn Scheffer, ficou no top 15, com as candidatas da Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Novo formato
Pela primeira vez na história do concurso, a final ocorre em um navio. As 27 candidatas ficaram confinadas e embarcaram na última semana. Durante o confinamento, foi produzida uma série de 11 episódios, e assim o público poderá conferir mais de perto os bastidores do navio e do concurso posteriormente.
A vencedora levará para casa vários prêmios, sendo um deles uma bolsa para MBA da Instituição Hayek College e R$ 50 mil em dinheiro, além de representar o país na final do Miss Universo. No ano passado, a gaúcha Júlia Gama foi coroada Miss Brasil 2020 e alcançou o segundo lugar na disputa mundial.
Em entrevista à Donna, a candidata gaúcha explicou que nem as misses sabem quem é a grande vitoriosa:
— Todo mundo vai ficar sabendo junto, a gente também não vai estar sabendo — afirma Suellyn.
Carlos Totti, diretor geral do canal UMiss, explicou ao jornal Folha de S. Paulo que a estratégia da produção foi gravar três versões da coroação com as finalistas:
— Gravamos três coroações e, enquanto estivermos a bordo do navio, vamos produzir material de divulgação de cada uma delas. Ninguém vai saber qual delas é a vencedora antes de terça. Nem as misses, nem o staff do concurso. Queremos que seja uma grande surpresa, e estamos empenhados nisso.
Polêmica na reta final
Vencedora do Miss Brasil 2020 e vice-Miss Universo, Julia Gama não estará na grande final para entregar a coroa para a sua sucessora. No final da última semana, a gaúcha revelou que foi desconvidada para a final do concurso deste ano.
— Foi uma surpresa. Fiquei muito triste. Já estava com muitos preparativos prontos, vestido para o desfile da final, cabine para os meus pais no navio, muita gente envolvida esperando por este momento, além da expectativa dos fãs e a minha própria, pois o desfile e o discurso de despedida de uma miss são uma tradição, o fechamento de um ciclo. Estou muito triste de ser privada deste momento tão especial — contou Julia em entrevista à Donna.
Os organizadores afirmaram, em nota enviada à reportagem, que Julia teria descumprido cláusulas do contrato com a empresa ao não "zelar pela imagem do concurso nacional e internacional e pelo título". Eles também disseram que a gaúcha "gerou polêmica" nos últimos meses ao questionar as regras do concurso, acusando a organização de ser "ultrapassada e machista" por seguir normas previstas no contrato de franquia com o Miss Universo.