No fim do tratamento contra o câncer de mama, Alice Bastos Neves decidiu que esta quinta-feira (1º) marcaria uma nova fase de sua trajetória na TV: a jornalista resolveu abandonar a peruca durante as apresentações do Globo Esporte, da RBS TV. O dia escolhido para assumir a careca no ar, resultado da quimioterapia realizada nos últimos meses, também marca o início das ações para conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa.
– Acho que é um passo importante para incentivar mais mulheres a estarem bem consigo mesmas – afirmou Alice em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, na manhã desta quinta.
No Globo Esporte, a jornalista estreou à frente de uma série que trata sobre câncer e esporte. Ela já abriu o programa sem peruca, deixando à mostra o cabelo curtíssimo.
– Meu visual está diferente, né? Deixei de lado a peruca que me acompanhou nos últimos meses e assumi essa cabeça com os cabelos voltando a crescer para falar sobre um tema muito importante, o Outubro Rosa. Conscientização e prevenção ao câncer de mama. E isso pode ter tudo a ver com esporte – explicou Alice aos telespectadores.
A jornalista vai conversar com mulheres que receberam o mesmo diagnóstico que o seu, de um tumor maligno no seio, e que usaram as atividades esportivas como uma maneira de se fortalecer nessa jornada. Os episódios vão ao ar em todas as terças a partir da semana que vem.
– Quando a gente enfrenta uma situação como essa, precisamos falar sobre isso. Eu, pelo menos, senti muito essa necessidade. Conversar com pessoas que tinham vivido histórias parecidas, de consumir material, de procurar perfis nas redes sociais que tivessem a ver com isso. É importante que a gente fale sim, bastante – defendeu a apresentadora no Timeline.
Alice também abriu o jogo sobre os altos e baixos do tratamento em uma entrevista para a Revista Donna – ela estampa a capa da edição deste fim de semana. No papo, a jornalista revelou como foi a surpresa do diagnóstico, reforçou o papel indispensável de sua família no processo e agradeceu o carinho de seguidores e telespectadores. E, claro, sobre a cura.
- Quando fiz a cirurgia e tirei o nódulo, meu médico disse: "Tu estás curada, o câncer acabou aqui". Só que ele disse que sou muito nova e, por conta disso, o meu oncologista indicou fazer a quimioterapia como prevenção ao retorno. A radioterapia, que estou fazendo agora, também tem essa intenção. É uma sessão por dia. Daqui a algumas semanas termino o tratamento por completo.