Depois de ser acusada de racismo nas redes sociais, a marca de produtos de limpeza Bombril pediu desculpas por comercializar uma esponja de aço com o nome de "Krespinha". O assunto esteve entre os tópicos mais comentados do Twitter nesta quarta-feira (17) com a hashtag #BombrilRacista. Nas críticas, mulheres apontaram uma associação pejorativa do produto com o cabelo de pessoas negras.
Em nota divulgada nesta tarde, a empresa informou que decidiu retirar a marca Krespinha de seu catálogo, e afirmou ainda que o item estava no portfólio "há mais de 70 anos", mas que isso "não diminuía a responsabilidade".
"Mesmo sem intenção de ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade", diz o comunicado.
No pronunciamento, a Bombril ainda comentou as cobranças que "empresas e instituições em todo o mundo" recebem, "corretamente, por respeito e valorização da diversidade".
"Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores", ressaltou a marca. "Em função disso, vamos rever imediatamente toda a comunicação da Companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade", conclui o comunicado.
Veja o pronunciamento na íntegra:
Entenda o caso
Nas redes sociais, a hashtag #BombrilRacista gerou uma série de manifestações desde a noite desta terça-feira (16). Nas postagens, muitas mulheres e ativistas demonstram sua indignação com a ação da empresa e apontaram as conotações racistas do nome do produto.
No final da manhã, o produto não estava mais à venda no site da Bombril.
Confira algumas das manifestações no Twitter: