No último domingo (8), a final do Miss Universo trouxe a público a discussão sobre representatividade negra. A ganhadora do concurso, Miss África do Sul Zozibini Tunzi, fez um discursou emocionante que foi compartilhado por internautas de todo o mundo:
– Cresci em um mundo em que uma mulher com a minha pele, a minha aparência e o meu cabelo não era considerada bonita. Isso acaba hoje. Quero que as crianças enxerguem o reflexo dos seus rostos no meu -, refletiu.
Seu desejo foi atendido. A goiana Esther Luiza, de quatro anos, sentiu-se representada pela vencedora e fez uma solicitação para a mãe, que é fotógrafa: tirar fotos "assim, igualzinha a ela". Como negar um pedido desses?
A mãe Ana Isabela compartilhou o resultado do pequeno ensaio nas redes sociais, e a postagem com as fotos da pequena ganhou enorme repercussão.
"Confesso que nunca havia ligado muito para representatividade até me tornar mãe e um dia minha filha me pedir para alisar o cabelo e pintar de amarelo para ser a Rapunzel. Até que assistíamos juntas a coroação da escolhida como Miss Universo, e ela me diz: 'Mamãe, que linda ela né? Eu sou da cor dela, né, mamãe? Não quero mais ser a Rapunzel, agora quero ser a Miss Universo! A gente podia tirar umas 'fotinhas' assim igualzinha ela, né, mamãe!?' Um retalho da minha amiga costureira, uma barra de vestido, uma mãe fotógrafa e pronto: minha princesa feliz! Obrigada Zozibini ♥️", escreveu Ana Isabela na legenda.