Artistas se juntam a milhares de estudantes e educadores que hoje marcham pelas ruas de diversas cidades brasileiras contra o bloqueio de verbas em universidades públicas e institutos federais. Em seus perfis no Instagram, atrizes e apresentadoras manifestaram apoio aos protestos, convocados por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Em uma de suas publicações sobre o assunto, Taís Araújo conta que herdou da mãe a paixão pela educação e que, para quem tem um educador em casa, é impossível não ser um defensor da educação.
- Eu sei, a gente tem muitos problemas. Mas a produção científica na universidade não é um deles; cortar verbas não é solução. Tem muito o que melhorar, eu também concordo. Mas não melhoramos se tiramos o adubo da sociedade. Se tirarmos um terço de investimentos nas universidades, comprometemos o futuro do nosso País - escreveu.
Bruna Marquezine compartilhou, para os seus mais de 35 milhões de seguidores, uma imagem reproduzida por outras famosas, como Giovanna Ewbank, onde se lê "educação é liberdade". Bruna ainda escreveu: “Educação não é gasto, é investimento. Alunos não estão pedindo esmola, estão pedindo estrutura. Professores não merecem intimidação, merecem respeito.”
Alice Wegmann, vilã de Órfãos da Terra, novela das seis da TV Globo, escreveu sobre o privilégio de ter frequentado um bom colégio e uma boa faculdade, pagos pelos pais. Em uma das fotos que compartilhou, aparece um cartaz com uma crítica a Jair Bolsonaro. O presidente, que chegou hoje aos Estados Unidos, comentou os protestos e chamou os manifestantes de "idiotas inúteis" e "massa de manobra". Justificou os cortes pela "crise econômica e arrecadação baixa".
Veja outras publicações de famosas sobre os protestos contra os cortes na educação.