Fazer pão em casa não é tão difícil quanto parece. Se você está precisando de um incentivo para ir para cozinha sozinha, esta receita é uma boa pedida: pão integral de leite. Deixe que a sua casa fique com o aroma único de pão caseiro e depois reúna a família em volta da mesa para degustar.
É hora de deixar de lado a preocupação focada apenas na quantidade de calorias e sódio e ir mais fundo para entender o que estamos consumindo. E, para isso, nada melhor do que preparando nosso próprio alimento. Esse pão é uma delícia, fofíssimo, com textura, cheio de fibras e muito sabor.
Pão integral de leite
250 ml de leite morno
3 colheres (sopa) de nata ou creme de leite
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 colher (sopa) de sal
250 g de farinha integral (aproximadamente 2 xícaras)
300 g de farinha de trigo (aproximadamente 2 e 1/2 xícaras)
1 ovo
Como fazer
- Em uma pequena tigela, coloque o leite morno, o açúcar e o fermento, misture e deixe descansar por uns 10 minutos.
- Em outra tigela, bata o ovo com a nata ou creme de leite e reserve.
- Em uma bacia grande, coloque a farinha integral, metade da farinha de trigo, o sal e misture. Adicione o leite com fermento, o ovo batido com nata e comece a incorporar os ingredientes. Vá colocando o restante da farinha de trigo aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea.
- Coloque a massa sobre uma bancada levemente polvilhada e comece a sovar. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha, mas não exagere para manter a maciez do pão. A massa deve grudar bem pouquinho na mão, quase nada mesmo. Sove até que esteja lisa e esticando: o ideal é sovar por 15 minutos ou mais.
- Cubra a tigela com filme plástico e deixe dentro do forno (desligado) por 1 hora ou até dobrar de volume.
- Coloque a massa sobre a bancada, expulse o excesso de ar e modele dois pães no formato que desejar.
- Acomode na forma e leve para crescer coberto e em local seco até dobrar de volume.
- Depois que os pães estiverem crescidos, leve para assar em forno preaquecido a 200º C. Até que ele fique assado, dourado por fora.