O que é felicidade para você? Para os dinamarqueses, felicidade é atitude – uma atitude simples diante da vida. A constante liderança da Dinamarca na lista de países mais felizes do mundo leva qualquer um a se perguntar, afinal, qual é o segredo dos dinamarqueses?
QUAL?
PELO AMOR DE DEUS!
O segredo está no Hygge, um conceito 100% dinamarquês.
HÃ?!
O QUE É ISSO, MARIANA?
Hygge (pronuncia-se hu-ga) é uma palavra dinamarquesa, sem tradução em outra língua, que pode ser interpretada como “aconchego”. Significa dedicar tempo a algo simples, mas capaz de nos faz realmente feliz, algo que conforta nossa alma e que conseguimos realizar facilmente e com frequência.
DÁ UM EXEMPLO, MARIANA!
Beber um bom vinho, ler um bom livro, assistir ao Netflix, encontrar os amigos, conviver com a família, ficar de pijama em casa no domingo, passear com os cachorros…
GOSTEI DESSA PARTE
Enfim, realizar coisas prazerosas para as quais muitas vezes nos falta tempo. Hygge é achar tempo para elas – e o mais importante: sem neuroses ou sentimento de culpa.
CULPA, CULPA, CULPA
Se perguntarmos a um dinamarquês o que é o hygge, ele responderia que é “sentar em frente a uma lareira em uma noite fria, com um confortável abrigo, uma taça de vinho e o cachorro no colo”.
GOSTEI DESSA PARTE
Helen Russel, autora do livro The Year of Living Danishly: Uncovering the Secrets of the World’s Happiest Country (O Ano em que Vivemos como Dinamarqueses: Descobrindo os Segredos do País mais Feliz do Mundo, em tradução livre), explica que hygge tem a ver com “ser bom consigo mesmo, passar momentos agradáveis e não se castigar ou se culpar o tempo todo pelos mais variados e banais motivos”.
CULPA, CULPA, CULPA!!
A cultura hygge está sendo exportado para outros países – principalmente por meio de restaurantes, cafés e bares de temática escandinava. Nos Estados Unidos, a Hygge West é uma empresa de têxteis e papel de parede cujo objetivo está em canalizar o conceito dinamarquês por meio de desenhos. Em Los Angeles, a Hygge é uma loja que vende os tradicionais pães e doces dinamarqueses.
NHAM NHAM!!
Conclui a escritora Helen Russel: “O resto do mundo parece estar se dando conta, gradualmente, de algo que os dinamarqueses sabem há gerações: passar um tempo curtindo um aconchego com amigos e família, tomando café com bolo ou cerveja, pode ser bom para a alma”. Resumindo: a felicidade encontra-se nas coisas simples da vida. O segredo, mais do que encontrar tempo, é permitir-se dedicar este tempo a elas.
TEMPO, TEMPO, TEMPO
VAMOS PASSEAR?
NÃO TEM MAIS DESCULPA