Essa é uma receita de bolo de cenoura bem diferente dos tradicionais. Achei super interessante e decidi testar essa receita que é servida em uma das casas da chef argentina Paola Carosella.
O resultado é um bolo encantador, molhado, macio, cheio de texturas diferentes e repleto de surpresas para o paladar, daqueles que você encontra o sabor doce e ácido das passas, em seguida vem aquele gostinho das raspas de laranja e tem as nozes e o coco também. Tudo isso o transforma em um bolo perfeito e, agora, é um dos meus preferidos.
Ingredientes:
200 gramas de farinha integral fina
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
175 gramas de açúcar mascavo peneirado
2 ovos grandes ou 3 pequenos
150 ml de óleo de girassol ou outro óleo vegetal (coco ou milho) (usei 120 ml)
Raspas de uma laranja
200 g de cenoura descascada e ralada rusticamente
50 g de coco fresco ralado (ralado grosso)
50 g de noz-pecã torrada e picada em pedaços não muito pequenos
110 g de uva-passa amarela
15 g de fermento em pó
Modo de fazer:
Prepare uma forma redonda de 24 cm untando com óleo e polvilhe farinha.
Em uma bacia com batedor de arame, ou no liquidificador misture o açúcar com os ovos e o óleo e bata até que o açúcar se dissolva completamente.
Misture a farinha com o bicarbonato de sódio e reserve.
Em uma bacia grande coloque todos os ingredientes restantes, em seguida adicione a mistura líquida, acrescente farinha, e misture bem (pode ser com colher de pau ou espátula, não precisa bater muito, é preciso apenas misturar. Não usae liquidificador).
Coloque a mistura na forma
Asse de 30 a 40 minutos, no forno previamente aquecido a forno médio.
Para saber se a massa está pronta, veja se ela está dourada na superfície e se o bolo se separa levemente das bordas da fôrma. Espete um palito no centro. Se ele sair seco, está pronto. Se sair com pedaços de massa crua é preciso deixar mais tempo.Deixe esfriar antes de retirar da ferma, pois é um bolo muito macio e pode desmanchar se estiver muito quente.
Outras receitas da Eline