A febre dos hambúrgueres gourmet invadiu o Brasil. Hoje, as opções para prepará-los são muitas, incluem desde carnes bovina, suína e de cordeiro até os hambúrgueres vegetarianos e veganos, por ser, muitas vezes, uma opção mais saudável, rica em nutrientes e muito saborosa. A chef de cozinha e especialista em carnes e Food Stylist Letícia Massula, ensina a preparar um delicioso hambúrguer vegano de batata doce com quinoa e ainda dá algumas dicas para qualquer pessoa preparar um saboroso hambúrguer vegano em casa.
Segundo a especialista, o primeiro passo a ser pensado para o preparo é a textura, pois para uma boa massa de hambúrguer com base vegana ou vegetariana é importante mesclar ingredientes que deem liga para a finalização na chapa.
– Se essa massa for muito mole, desmanchará com o calor. A textura correta é, portanto, o primeiro passo a ser pensado. É importante que a massa seja rica em amido para fornecer a ela energia. A dica é que sejam utilizadas hortaliças como abóboras de inverno, raízes em geral e tubérculos. Mas não adianta pensar apenas na textura e nutrientes, o sabor destas combinações faz a diferença no resultado final da massa – aconselha.
E para aguçar o paladar, a chef oferece uma deliciosa receita de hambúrguer vegano de batata doce com quinoa, confira:
Ingredientes:
Hambúrguer – massa
1 batata doce grande descascada e partida ao meio no sentido do comprimento ou em 3 partes grandes;
½ xícara de quinua cozida em água com sal e bem escorrida;
2 colheres (sopa) de cebola brunoise;
2 colheres (sopa) de salsinha;
1 pimenta ardida amassadinha (opcional).
Montagem do sanduíche:
½ abacate em lâminas;
4 rodelas de tomate ou tomatinhos;
folhas de agrião baby;
cebola roxa laminada;
gotas de limão;
azeite extra virgem, flor de sal ou sal e pimenta do reino moída na hora;
pão de hambúrguer ou pão francês – neste caso, usou pão de hambúrguer integral
Modo de preparo:
1. Asse a batata doce no forno convencional, coberta com papel alumínio até ficar macia (mais ou menos 30 minutos no forno preaquecido). A batata também pode ser cozida, mas o problema é que, quando cozida, fica úmida e pode atrapalhar a massa. Uma solução é precozinhar com casca e levar ao forno quente por uns 5 minutos para ela ficar bem enxuta.
2. Amasse apenas a polpa com garfo (formará uma crosta mais dura por fora, use apenas o miolo, mais macio). Misture a batata amassada com a quinua, cebola, salsinha e pimenta amassadinha. Forme uma massa. Ajuste o sal.
3. Modele os hambúrgueres na mão, com mais ou menos dois dedos de espessura cada. Aqueça uma frigideira antiaderente e doure levemente os pães. Reserve.
4. Pincele a frigideira com um fio de azeite e doure o hambúrguer dos dois lados (1 minuto cada), virando com cuidado com a ajuda de uma espátula.
5. Monte seu sanduba: pão + hambúrguer + abacate + cebola roxa + gotas de limão + flor de sal + tomate + agrião + azeite e feche com o pão!
Dica: sirva com mostarda amarela forte.