E o menu? Essa é uma das principais perguntas que fazemos ao criar um evento. Do clássico serviço à inglesa às contemporâneas miniporções, o cardápio escolhido e a forma como será servido estão diretamente ligados ao estilo e ritmo que queremos na festa. Os modismos e as tendências temperam e atualizam os cardápios, mas use-os com moderação. Para agradar diversos paladares com um número restrito de opções, vale o equilíbrio entre o novo e o consagrado.
A alimentação saudável e as opções para dietas restritivas são cada vez mais levadas em consideração na formatação do menu. Mas comer sem culpa não é comer sem graça. O desafio do chef é surpreender na apresentação e no sabor.
Um dos nossos principais produtos locais figura como tendência de estrela do happy hour no cenário internacional em 2015. A onda é servi-las com molhos como lemongrass, yuzu e granita.
Caldinhos, minihambúrger, milk-shake, hot dog. Opções de estilo descontraído são uma ótima opção para complementar o bufê e dar uma animada no momento “lanchinho da madrugada”.
Trends gastronômicas
*Sorvetes e iogurtes estão ganhando suas versões salgadas. Sorvetes de alcachofra e anchova, shots de iogurte de tomate estão em alta na tendência refrescante. No lugar do chantily, a surpresa vem com a espuma de queijo de cabra à caprese. Até os macarrons renderam-se, com várias opções salgadas.
*Na era da mixologia, os coquetéis continuam em alta, com misturas que renovam velhos conhecidos como aperol spritz e negroni. Uma novidade é montar junto à mesa de doces um bar de harmonização de drinques com doces, como o negroni com bombom de tangerina, ou o kir royale com trufas.
*A boa música tem muita influência no momento de preparar e degustar um prato ou um vinho. A escolha musical pode ser responsável por tornar uma experiência gastronômica totalmente diversa. Jamie Oliver, um dos chefs ingleses mais conhecidos do mundo, lançou sua própria coletânea – Cookin’ (Jamie Oliver’s Music)” – com um pop rock calminho. Eu adoro cozinhar escutando jazz – Billie Holiday e Madeleine Peyroux são minhas favoritas.