Retire todas as folhas dos galhos. Os talos podem ser descartados. Enxágue bem as folhas, tomando cuidado para não danificá-las. Remova o excesso de água das folhas usando um secador de saladas ou colocando-as sobre uma toalha. Guarde em um recipiente e congele.
Dou o Bento de presente e a Olivia de brinde a quem acertar onde me encontro neste início de madrugada de terça-feira. Como a ideia é dar tempo para vocês pensarem (sobretudo se realmente estão aptas a conviver com o animal), vou me dedicar a falar sobre manjericão antes de fazer a derradeira revelação.
ADORO MISTÉRIOS
No fim de semana, fui cortar as flores dos meus pés de manjericão verde e roxo. Havia várias crescidas e desde que o mundo é mundo sabe-se que é preciso cortar as flores (lindas, por sinal, o que dá a maior dó...) porque elas são inimigas para o crescimento e a vida saudável do pé de manjericão. Cortei, cortei, cortei e, obviamente, junto com as flores, vieram vááárias lindas folhas de manjericão ávidas por serem consumidas.
O problema é que não havia naquele momento, sábado, 10h da manhã, alguma intenção de consumir as folhas. E eu me vi sem saber o que fazer com elas - e com a maior dor no coração. Acabei colocando num copinho com água, mas não foi suficiente para evitar que murchassem rapidamente. Então, resolvi pesquisar qual é a melhor forma de preservar folhas de manjericão arrancadas do pé que não servirão para consumo imediato.
SENHORAS E SENHORES
BAM BAM BAM
A MAIS NOVA DESCOBERTA DA MARIANA
Com vocês, algumas formas de conservar folhas de manjericão!
NA GELADEIRA
1) Coloque o manjericão fresco em um saco de polietileno.
2) Coloque o manjericão fresco em um recipiente com água (até aí eu fiz, mas....) e guarde na geladeira.
3) Coloque o manjericão fresco em um recipiente próprio para ervas (não sei qual é, mas descubro outra hora).
CONGELANDO O MANJERICÃO
1)
2) Essa eu achei demais: congele o manjericão começando um molho pesto. Coloque uma ou duas porções de manjericão no processador e triture as folhas com azeite de oliva extra virgem e um pouco de sal. Cobrindo os pedaços de manjericão com óleo protegerá as folhas do ar, para que conservem a cor e o sabor. Coloque a mistura em um pequeno recipiente com tampa e coloque um pouco mais de azeite de oliva por cima. Depois de descongelar o manjericão, coloque no processador novamente adicionando seus ingredientes favoritos para finalizar o pesto.
NÃO É SENSACIONAL?
SALGANDO O MANJERICÃO
(Trata-se de um método tradicional de pré-refrigeração para conservar o manjericão)
Salpique 1cm de sal em um recipiente limpo e seco que tenha tampa. Prepare as folhas, que devem estar limpas e secas. Então, coloque uma camada de folhas no recipiente. Polvilhe uma camada leve de sal sobre cada folha. Continue o processo até ter usado todas as folhas. A cada 10 camadas, pressione-as delicadamente para que fiquem firmes, mas não quebre as folhas.
Encha o recipiente até ficar com cerca de 5 cm livres na parte de cima. Pressione as folhas de forma delicada, mas firme. Conclua colocando mais sal para compactar tudo. Agite um pouco o recipiente para que o sal atinja todas as camadas. Guarde o recipiente em local seco e fresco (pode ser dentro do armário). Para usar, simplesmente retire quantas folhas quiser do recipiente, retire o sal das folhas e use como desejar.
ESSAS SÃO AS FLORES QUE DÃO A MAIOR DÓ DE CORTAR
Por fim, já que ainda preciso desvendar o mistério sobre onde estou...
MERGULHANDO O MANJERICÃO NO AZEITE DE OLIVA
Limpe as folhas e seque bem. Coloque-as em um recipiente. Salpique sal e agite o recipiente para que todas sejam cobertas pelo sal. Encha o recipiente com azeite de oliva. Tampe o recipiente e coloque-o na geladeira. As folhas ficarão em ótimo uso para serem usadas pelos próximos meses. Quando quiser usar, basta pescar as folhas necessárias dentro do azeite e voilà!
NINGUÉM DESCOBRIU ONDE ELA ESTÁ?
BENTO ESTÁ COM MEDO DE SER DADO DE PRESENTE
E TU DE BRINDE
Muito bem, ninguém adivinhou, certo? Estou em Colorado. Não, não vim esquiar em Aspen, no Colorado. Estou no município de Colorado, perto de Ibirubá, que é perto de Cruz Alta. Cheguei agora à noite, estou muito bem acomodada na cama do hotel CZ e amanhã bem cedo a professora Walkiria vem me buscar.
DE ONDE ISSO AGORA, MARIANA?
Trata-se do projeto Autor Presente, promovido pelo Instituto Estadual do Livro. Escolas públicas estaduais interessadas em realizar encontros entre escritores e leitores podem apresentar um projeto para o governo. Se aprovado, a escola recebe uma verba para compras de livros do autor que desejar. Foi então que a professora Walkiria e sua equipe, da Escola Schwengber, de Colorado, escolheu meus livros - Peregrina de Araque e Vida Peregrina - para os alunos lerem e estudarem.
FIQUEI MUITO FELIZ E HONRADA
Estou muito curiosa também. Porque, além de terem lido os livros, os cerca de 180 alunos fizeram trabalhos sobre eles - e alguns foram selecionados para serem apresentados para mim amanhã. Não é incrível? Depois da apresentação, vamos fazer um bate papo - e a professora Walkiria já me adiantou que eles querem muito saber como funciona o blog e a coluna na revista Donna, porque estudaram sobre isso também.
SOBRE MIM?
Sim, xerife. Estudaram bastante sobre ti e também sobre a Olivia. Mas antes que tu me pergunte porque tu não veio junto na peregrinação a Colorado, adianto que vim de ônibus. E quem é que adora dizer que não viaja de ônibus, apenas com motorista em carro com banco de couro e ar condicionado?
EU
POIS É