O nome Bacchica soa estranho para o tipo de serviço. A palavra que Jorge Leandro de Moura, 36 anos, escolheu para batizar sua barbearia na Felipe Camarão remete a Baco, deus do vinho. Se você entra na Bacchica e ouve o barbeiro conversar com o cliente sentado diante do espelho, verá que ele gosta de música, frequenta concertos da Ospa e fala muito nas marcas de vinho por ele próprio selecionadas de vinícolas de Bento Gonçalves para vender na adega de sua barbearia.
Para acompanhar a mulher, que veio a Porto Alegre para estudar, Jorge decidiu deixar a barbearia do tio, em Bento Gonçalves, e abrir seu negócio na Capital, numa zona residencial, morando perto do trabalho e sem necessitar de condução.
A barbearia é agradável e ele só atende com hora marcada. Apenas não faz tintura de cabelo.
Jorge fala muito na Copa, que trouxe maior incentivo aos cortes mais tradicionais usados pela seleção alemã. Mas pondera que a característica dos jogadores brasileiros é um visual diferenciado, para chamar atenção. Neymar não se deixa influenciar, alisa o cabelo, descolore e faz tintura; David Luiz tem aquela cabeleira crespa.
A faixa etária dos clientes da Bacchica oscila de 25 a 90 anos. Um desses senhores é veterano da II Guerra Mundial; outro foi campeão pelo Renner Futebol Club em 1954. Ainda que eles não tomem vinho na barbearia, a boa prosa que ali se desenvolve é com o espírito de bons degustadores.
Bacchica: fone (51) 3085-5518, facebook.com/bacchica
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Na barbearia Bacchica, os clientes se distraem não só com a conversa, mas também com a leitura dinâmica dos livros que Jorge disponibiliza em uma minibiblioteca. Entre os títulos oferecidos, encontram-se A Plenitude da Vida, de Simone de Beauvoir, Vinho e Filosofia, de Allhoff, e A Book of Beards, adquirido via internet, com fotos de barbudos.
Barba hoje nem sempre é cerrada, e os fios são aparados num estilo casual, como se tivesse sido deixada sem barbear por uma semana. O efeito é conseguido com máquina 1 ou 2. No cliente que gentilmente permitiu ser fotografado para esta coluna os fios foram aparados e usada a máquina 2.
:: Etiqueta na prática
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Como atrair interesse
"Fui convidada a fazer uma palestra de meia hora e gostaria de saber algum truque que me torne mais simpática e desperte interesse sobre o assunto em pauta. O horário é às 10h e não sei como me vestir. " MYRTHES
- Olhar nos olhos das pessoas na plateia é muito importante. Olhar só para aqueles que manifestam interesse no que você está dizendo não é boa técnica. Percorra a plateia com seu olhar, tranquilamente. Olhe justamente para aqueles que parecem mais apáticos. Quanto ao traje, é profissional. Evite estamparia graúda, bijuterias que desviem a atenção do que você diz, saias muito curtinhas e decotes profundos. Ao falar, use a mesma técnica do teatro - não baixar a voz no final da frase -, pois isso corresponde a "deixar cair um argumento e a palavra final perder-se por falta de clareza".
Diálogos pela internet
"Não sou muito adepto a conversas pela internet e só digito o necessário. Gostaria de saber algumas regras de etiqueta para e-mails e chats. " MARCIANO
- A etiqueta nos contatos pela internet se chama netiquete, mas os princípios de cortesia são os mesmos. Quando você chega ou encontra uma pessoa a cumprimenta; quando sai se despede. Este é o princípio dos e-mails: a gente se dirige à pessoa, nem que seja só digitando seu nome ou um cumprimento: Olá. Ao final do e-mail se agradece alguma gentileza, usa-se "um abraço", cordialmente, ou apenas até breve. No chat você se imagina numa sala, por isso deve despedir-se ao sair. Quando estiver zangado espere um pouco para escrever; se estiver disposto a usar palavras agressivas pense se teria coragem de fazê-lo frente a frente com essa pessoa.