Existe diferença entre gafe e pergunta indiscreta. A primeira é involuntária e causa desconforto às duas partes. A segunda é invasiva, mas ambas são impensadas. Nos dias atuais, por medida de precaução, não se pergunta como vai o marido, como vai a mulher. O número de separações é grande e rápido. Alguns meses depois, um ou uma ex já pode estar namorando outra pessoa. Por isso, melhor neste ato de cortesia é perguntar: " Todos bem em casa?". A resposta será sempre sim.
Diante de uma mulher jovem com barriga é perigoso querer saber se está grávida ou quando vai nascer o bebê. A gafe maior surge quando ela responde que não está. Se o bebê nasceu há três meses, basta perguntar como ele é e a conversa muda de rumo. Perguntar a uma mulher casada há alguns anos se não quer filhos é indiscrição, e impiedosa se ela está fazendo tratamento para engravidar.
Uma situação delicada pode ser também a de duas irmãs, em que a mais velha parece mais jovem do que a caçula. Não se pergunta quem é a mais moça, pois a menor se ressente.
Célia Ribeiro: Gafes comuns
Celia Ribeiro
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: